Ministro Gilmar Mendes é eleito presidente do STF

O ministro Cezar Peluso foi eleito vice-presidente do STF

Ministro Gilmar Mendes é eleito presidente do STF | Divulgação
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

O STF (Supremo Tribunal Federal) elegeu na tarde desta quarta-feira o ministro Gilmar Mendes como presidente da Corte para o bi?nio 2008-2010. Mendes, que atualmente ? vice-presidente do STF, substitui a ministra Ellen Gracie, atual presidente. O ministro Cezar Peluso foi eleito vice-presidente.

Mendes assumiu como ministro do STF em 20 de junho de 2002, indicado pelo ent?o presidente Fernando Henrique Cardoso para substituir o ministro aposentado N?ri da Silveira.

O presidente eleito nasceu em 1955, em Diamantino (MT), e ? formado em Direito pela UnB (Universidade de Bras?lia), onde tamb?m fez mestrado. Fez doutorado na Universidade de M?nster, na Alemanha.

Mendes exerceu o cargo de advogado-geral da Uni?o de 2000 a 2002 e j? atuou como subchefe para Assuntos Jur?dicos da Casa Civil da Presid?ncia da Rep?blica, de 1996 a 2000. Tamb?m trabalhou como assessor t?cnico durante a revis?o constitucional, na C?mara dos Deputados, entre 1993 e 1994.

Segundo o STF, todos os processos que se encontram atualmente sob relatoria do ministro Gilmar Mendes passar?o, a partir do dia de sua posse, para a ministra Ellen Gracie.

A cerim?nia de posse de Gilmar Mendes e Cezar Peluso est? marcada para o dia 23 de abril.



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES