Ministro Marcelo Queiroga volta à CPI da Pandemia nesta terça, 8

A convocação do ministro foi antecipada pelos senadores depois que o Brasil resolveu sediar a Copa América.

Ministro Marcelo Queiroga | Jefferson Rudy/Agência Senado
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

O ministro Marcelo Queiroga será ouvido na CPI da Pandemia nesta terça-feira, 8. Será a segunda vez que o ministro comparece ao Senado para falar à Comissão Parlamentar de Inquérito. A convocação do ministro foi antecipada pelos senadores depois que o Brasil resolveu sediar a Copa América.

O relator da CPI, senador Renan Calheiros, disse nesta segunda-feira, 7, volta porque deixou a desejar no primeiro depoimento, por não deixar claro as políticas públicas de combate à Covid-19 e também não teve coragem de se manifestar sobre nenhuma manifestação do presidente da República. "Ele demonstrou não ter autonomia para montar a equipe", disse.

Ministro está de volta à CPI no Senado, nesta terça (Foto: Jefferson Rudy / Agênsia Senado)

O senador Renan Calheiros confirmou a carta que enviou à Comissão Técnica da Seleção Brasileira e aos jogadores para que não disputem a Copa América, competição que já foi rejeitada pele Argentina e Chile.

Segundo Renan Calheiros, no dia 5 de junho, a vacinação dos brasileiros tinha atingido somente 10,77% dos brasileiros. Portanto, o País não está em condições de sediar a Copa América.

A nova convocação do ministro Queiroga gerou discussão entre os senadores. Marcos Rogério (DEM-RO) vê a convocação do ministro como um “ato político”  e lamentou que o ministro tenha que interromper suas atividades à frente da pasta para voltar à CPI.

"O que se vê são teorias. Todos ali conhecem como funciona a administração em relação a nomeações. O ato administrativo é discricionário. Não há nenhum elemento novo no sentido de condenar o governo", disse o senador Marcos Rogério.

Para o senador Luis Carlos Heinze (PP-RS), a reconvocação de Marcelo Queiroga é uma atitude “protelatória” para que a CPI não investigue governos estaduais. 

O retorno de Queiroga já havia sido aprovado antes mesmo do anúncio da Copa América e do depoimento de Luana Araújo. Para Humberto Costa (PT-PE) e Tasso Jereissati (PSDB-CE), autores de outros requerimentos, o primeiro depoimento de Marcelo Queiroga foi contraditório. 



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES