Ministro Milton Ribeiro anuncia nova Universidade para o Piauí

A nova instituição deverá ser criada partir do desmembramento da Universidade Federal do Piauí (UFPI).

Nova instituição deverá ser criada partir do desmembramento da Universidade Federal do Piauí (UFPI). | Reprodução
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

Em audiência na Câmara dos Deputados na última quarta-feira, 20 de outubro, o ministro da Educação, Milton Ribeiro, anunciou a criação de cinco universidades federais no País e seis Institutos Federais de Ensino Superior (Ifes). A ideia inicial do MEC era criar dez Ifes, mas, após consulta aos atuais reitores, foi confirmada a criação de apenas seis.

Entre as novas instituições de ensino superior a serem criadas está a da Universidade Federal do Sudeste e Sudoeste do Piauí (Unifesspi), a partir do desmembramento da Universidade Federal do Piauí (UFPI). 

Milton Ribeiro disse que haverá mudança na escolha dos reitores (Foto: Gustavo Sales)

A criação dos Ifes se dará por meio de desmembramento de campi já existentes, com a nomeação de novos reitores, mas sem a contratação de novos professores. Conforme o ministro, o desmembramento vai potencializar a interiorização do ensino e democratizar o acesso ao ensino. O custo total será de R$ 75 milhões.

Segundo o ministro, a criação das instituições federais não muda o processo de escolha dos reitores. "O que a lei manda é que, enquanto a universidade não concluir a fase de estruturação, seja indicado alguém dentre os quadros que vai conduzir os destinos da instituição. Assim foi com as seis últimas", frisou.

francyteixeira@meionorte.com 



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES