Ministro Queiroga chama vacinação em adolescentes de 'intempestiva'

Ministério informa que já foram vacinados 3,5 milhões de adolescentes e houve evento adverso em 1.500

Marcelo Queiroga | Divulgação Senado
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

O ministro de Saúde, Marcelo Queiroga, em rede nacional, fez um apelo aos secretários estaduais e municipais de saúde para que não apliquem vacinas sem autorização da Anvisa em adolescentes.

O ministro também disse que o Programa Nacional de Imunização previa o início de vacinação de adolescentes deveria começar no dia 15 de setembro e muitos estados começaram antes deste período estipulado.

Marcelo Queiroga disse que a vacina para adolescentes é o imunizante da Pfizer e declarou que o Brasil teve 3,5 milhões de adolescentes já vacinados e cerca de 1.500 apresentaram eventos adversos.

Ministro falou da suspensão de vacinação para adolescentes (Agência Senado)

São Paulo foi o estado que mais aplicou vacinas em adolescentes, seguido por Rio de Janeiro, Maranhão e Amazonas.

Arnaldo Medeiros, secretário de Vigilância em Saúde do Ministério da Saúde, falou que nestes efeitos adversos alguns foram decorrentes de erros de aplicação, pois alguns estados aplicaram Astrazêneca, Coronavac. "O imunizante para esse público é da Pfizer, disse o ministro.

Para Queiroga, o Ministério não pode se responsabilizar por estados e contou que Ministério da Saúde não enviou nenhuma dose de imunizantes para o público adolescentes.

O ministro diz que retirou a vacina por conta dos eventos adversos. "Quero a colaboração dos secretários de Saúde para seguir o Programa Nacional de Imunização e a Anvisa". 



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES