Ministro Wellington Dias participa da abertura da Marcha dos Prefeitos

O ministro enfatizou ainda o empenho do presidente Lula em ampliar o apoio para a população, estabelecendo um pacto contra a fome.

|
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

O vice-presidente da República e ministro do Desenvolvimento, Indústria, Comércio e Serviços, Geraldo Alckmin, e o ministro do Desenvolvimento e Assistência Social, Família e Combate à Fome, Wellington Dias, participaram nesta terça-feira, 28, da abertura da Marcha dos Prefeitos, em BrasíliaO fórum, que vai até o dia 30 de março, conta com a participação de cerca de 4,2 mil representantes de municípios brasileiros.

Com a temática "Pacto Federativo: um olhar para o futuro", a marcha completa 25 anos de defesa dos interesses das cidades brasileiras, sendo um fórum de discussão da questão federativa.

Ministros na abertura da Marcha dos Prefeitos (Roberta Aline)

O ministro Wellington Dias destacou a importância do pacto federativo para trabalhar de forma unida com municípios, estados e Governo Federal, fortalecendo a economia e garantindo apoio a quem precisa, inclusive no combate à fome.

“Temos aqui vários ministros, a bancada federal, integrados com prefeitos e prefeitas, gestores e gestoras municipais. Aqui, aquilo que a gente chama de pacto federativo é trabalhar de forma unida. Esse é o desejo do presidente Lula, ampliando apoio para área social, cuidando de quem precisa”, disse.

O ministro enfatizou ainda o empenho do presidente Lula em ampliar o apoio para a população, estabelecendo um pacto contra a fome e pela inclusão socioeconômica para garantir, de um lado, apoio a quem precisa e, do outro, a inclusão na economia.

Vice-presidente e ministro Geraldo Alckmin (Roberta Aline)Durante o discurso de abertura, Geraldo Alckmin relatou as iniciativas do Governo Federal durante os 87 dias de gestão do governo Lula. Entre as ações, o vice-presidente destacou os avanços nas políticas de transferência de renda.

O Programa Bolsa Família não só manteve os R$ 600, mas aumentou R$ 150 por criança, quando há crianças de zero a seis anos de idade. Porque a família que tem criança pequena é exatamente a família que tem mais fome. É a que mais precisa”, frisou.

O vice-presidente reforçou a importância da união entre todas as esferas de governo para enfrentar os desafios e melhorar a qualidade de vida da população. “O caminho é o diálogo. Nós queremos que os municípios arrecadem mais e que a economia cresça em todo o país. O caminho é o diálogo para poder avançar”, disse Alckimin.

“Esse é o primeiro momento em que há diálogo do Governo Federal com os municípios desta gestão. Podem ter ocorrido eventos ou contatos com prefeitos, mas não com nossa entidade, que tem plena autonomia para lutar por um verdadeiro pacto federativo”, destacou o presidente da Confederação Nacional de Municípios (CNM), Paulo Ziulkoski.

MDS na Marcha

Na Marcha dos Prefeitos, os gestores municipais têm a oportunidade de conhecer os programas e as ações do MDS. A pasta conta com estande no evento, onde são transmitidas as informações sobre as iniciativas do Governo Federal que atendem a população mais vulnerável nos territórios.

A marcha é um importante evento de articulação política para os prefeitos de todo o país, e busca soluções para os desafios enfrentados pelos municípios brasileiros.



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES