Moraes autoriza transferência de Roberto Jefferson para hospital particular

Ministro determinou que ex-deputado seja transferido para um hospital particular, mas com uso de tornozeleira eletrônica

Roberto Jefferson | FELIPE MENEZES-PTB NACIONAL
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

O ministro Alexandre de Moraes, do Supremo Tribunal Federal (STF), autorizou, neste sábado (4), a transferência do ex-deputado federal Roberto Jefferson (PTB) para o Hospital Samaritano Barra, na Zona Oeste do Rio de Janeiro. O político deve usar tornozeleira eletrônica e cumprir uma série de medidas cautelares. Ele está internado desde o dia 1º na Unidade de Pronto Atendimento (UPA) de Bangu.

"Consideradas as alegações da Defesa em relação ao quadro de saúde do preso e verificando a necessidade de tratamento médico fora do estabelecimento prisional, nos termos do art. 120, II, c/c 14, ambos da Lei de Execução Penal (Lei 7.210/ 84), vislumbro ser possível a autorização para a saída do custodiado", escreveu o ministro.

A decisão mantém a prisão preventiva do ex-deputado, "necessária e imprescindível à garantia da ordem pública", e determina que ele volte à unidade prisional caso descumpra as medidas cautelares.

Roberto Jefferson vai para o Hospital Samaritano Barra (Foto: FELIPE MENEZES-PTB NACIONAL)

Além do uso da tornozeleira eletrônica, Jefferson está proibido de receber visitas sem autorização da Justiça – com exceção de seus familiares. Também não poderá ter acesso ou contato com investigados em inquéritos que investigam a disseminação de notícias falsas, nem usar redes sociais (mesmo por meio de sua assessoria) e não poderá conceder entrevistas.

Nas redes sociais, a filha de Roberto Jefferson, Cristhiane Brasil, comemorou a decisão do Supremo. "Papai vai para o hospital! Glória a Deus!", escreveu. Segundo os advogados da família, o político de 68 anos tem diabetes, hipotireoidismo e diverticulite.

Mais cedo, Cristhiane divulgou uma carta escrita à mão pelo pai . No texto de seis páginas, o ex-deputado aliado ao governo afirma que é um preso político e pede para ser tratado por uma equipe médica multidisciplinar, já que apresenta lesões no coração, nos rins e edemas nos tornozelos.

"Estou no meio de uma infecção renal que não cede. Estou com pielonefrite desde antes de ser preso, para cá vim em tratamento [...]. A infecção renal é causada pela falta de sangue, e a falta de sangue é disfunção cardíaca grave", detalhou.

Milícia digital

Roberto Jefferson está preso desde o dia 13 de agosto acusado de integrar uma espécie de milícia digital contra a democracia. Ele postou em uma rede social vídeos e fotos ostentando armas e incitando atos de violência contra os ministros da Suprema Corte.

Na decisão que determinou a prisão do politico, Moraes afirmou que ele faz parte de uma “possível organização criminosa” que tem como finalidade “desestabilizar as instituições republicanas”.



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES