Moraes determina o cumprimento imediato da pena de Daniel Silveira

O julgamento teve apoio da maioria dos ministros que votou a favor da invalidação do indulto.

Daniel Silveira cumprirá pena na prisão | Câmara dos Deputados
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

O ministro Alexandre de Moraes, do Supremo Tribunal Federal (STF), determinou o cumprimento imediato da pena do ex-deputado Daniel Silveira (PTB-RJ), a 8 anos e 9 meses de prisão, à qual foi condenado pela Corte, em abril do ano passado. A determinação ocorreu após o Supremo ter considerado inválido o perdão da pena concedido a Silveira pelo ex-presidente Jair Bolsonaro (PL). Moraes é o relator da ação penal contra Silveira e o julgamento teve apoio da maioria dos ministros que votou a favor da invalidação do indulto.  Não há mais possibilidade de recursos no processo.

No início do julgamento, Rosa Weber votou por invalidar o decreto sob entendimento de que houve desvio de finalidade no caso - ou seja, Bolsonaro teria usado uma atribuição do cargo de presidente, de forma aparentemente regular, para tomar uma medida que não tinha como finalidade o interesse público. Para Weber, a ação "revela faceta autoritária e descumpridora da Constituição".

"O presidente da República, utilizando-se da competência a ele atribuída (...), ou seja, agindo aparentemente em conformidade com as regras do jogo constitucional, editou decreto de indulto individual absolutamente desconectado do interesse público", declarou a ministra.

Os ministros André Mendonça e Kassio Nunes Marques foram os únicos a se posicionarem contra a invalidação do decreto. Mendonça considerou que a competência conferida na Constituição para a concessão do perdão é do presidente da República e que a análise do Poder Judiciário sobre o tema deve se limitar a questões de legalidade do procedimento, e não aos motivos do presidente. "Descabe ao Poder Judiciário substituir o juízo da autoridade constitucionalmente capacitada [presidente] para agir", afirmou.

E destacou que, após a condenação de Silveira, "surgiram vozes dizendo que a pena teria sido excessiva". E que entendeu que, pelo "contexto daquele momento", a "concessão da graça também teve um efeito de pacificação, ainda que circunstancial e momentâneo". Já o ministro Nunes Marques entendeu que o Poder Judiciário pode analisar se o decreto atendeu a requisitos legais, mas não pode discutir o mérito.

O ministro Alexandre de Moraes foi o terceiro a votar e, assim como Rosa Weber, considerou que houve desvio de finalidade, já que as justificativas para a medida "não correspondem à realidade". O ministro Edson Fachin afirmou que o perdão concedido foi inconstitucional. Segundo o ministro, não há dúvidas de que o ato de concessão da graça é discricionário do presidente e um ato político, mas existem filtros para avaliar a constitucionalidade desse ato, como os princípios da moralidade e impessoalidade. O ministro Luís Roberto Barroso também acompanhou a relatora. "Não podemos confundir liberdade de expressão com incitação ao crime", disse o ministro sobre a condenação de Silveira.

O ministro Dias Toffoli também votou por invalidar o perdão, sustentando que crimes que atentam contra o Estado Democrático de Direito não são suscetíveis de graça ou indulto. "Na verdade, aqui, o que está em jogo é o Estado Democrático de Direito", afirmou.

O voto da ministra Cármen Lúcia consolidou a maioria. "Para mim, indulto não é prêmio ao criminoso, não é tolerância, não é complacência com o delito. Mas é um perdão para reconciliação da ordem jurídica, por situação específica", disse.

Os últimos a votar foram os ministros Luiz Fux e Gilmar Mendes. "Entendo que crime contra o Estado Democrático de Direito é crime político e impassível de anistia, porquanto o Estado Democrático de Direito é cláusula pétrea", afirmou Fux. "Tenho que estão absolutamente ausentes quaisquer razões aptas a justificar o decreto impugnado", afirmou o decano Gilmar Mendes.

Condenação

Daniel Silveira foi condenado em abril do ano passado, por estímulo a atos antidemocráticos e ataques aos ministros do tribunal e a instituições, como o próprio Supremo. Ele também foi condenado à perda do mandato, à suspensão dos direitos políticos e ao pagamento de multa de R$ 212 mil. Um dia depois, Bolsonaro concedeu o perdão da pena.

Atualmente, o ex-deputado está em prisão preventiva no Rio de Janeiro, por descumprimento reiterado de medidas cautelares. Agora, ele também passará a cumprir a punição estipulada pelo tribunal. Na decisão, o ministro Alexandre de Moraes determinou que seja calculado o tempo em que Silveira ficou preso de forma preventiva, com a finalidade de abater a pena final da condenação. Também determinou a realização de exames médicos para início do cumprimento da pena.

Com informações go g1



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES