Moraes determina que Daniel Silveira use tornozeleira; deputado se recusa

Ministro alertou ainda que, em caso de descumprimento, Silveira pode ter uma nova prisão decretada.

Moraes determina que Daniel Silveira use tornozeleira | Plínio Xavier
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

O ministro do Supremo Tribunal Federal (STF) Alexandre de Moraes determinou nesta terça-feira (29) a instalação imediata de tornozeleira eletrônica no deputado Daniel Silveira (União Brasil-RJ).

O ministro autorizou a Polícia Federal e a Vara de Execuções Penais do Distrito Federal a cumprirem a decisão dentro da Câmara dos Deputados, se necessário. Silveira disse em discurso no plenário que não aceitará. Moraes antecipou na decisão que, se isso acontecer, ele poderá ser preso.

Leia Mais

Na sexta-feira (25), Alexandre de Moraes atendeu a um pedido da Procuradoria-Geral da República e determinou a aplicação de novas medidas restritivas ao deputado, como o uso de tornozeleira eletrônica e a proibição de participar de eventos públicos.

Silveira é réu no Supremo por estimular atos antidemocráticos e ameaçar instituições. Ele chegou a ser preso por divulgar um vídeo com ameaças a ministros do Supremo, mas foi liberado em novembro do ano passado com a condição de não se comunicar com outros investigados e ficar fora das redes sociais.

Segundo a PGR, Silveira continua participando de eventos públicos para ameaçar a democracia, as instituições e ministros do STF, em especial Alexandre de Moraes.

A ordem para a colocação da tornozeleira foi dada para a Polícia Federal e para a Secretaria de Administração Penitenciária do Estado do Rio de Janeiro (Seap-RJ).

Deputado federal já chegou a ser preso por atacar o STF (Foto: Plínio Xavier)“Contudo, passados três dias desde a determinação, não há notícias, da parte da Polícia Federal ou da SEAP/RJ, acerca de seu cumprimento, o que recomenda a adoção de providência que garanta a autoridade da decisão deste Supremo”, escreveu Moraes.

O ministro determinou que a PF e a Secretaria de Estado de Administração Penitenciária do Distrito Federal procedam à imediata fixação do aparelho para o monitoramento eletrônico do deputado.

O ministro estabeleceu que, se necessário, "o procedimento ocorra nas dependências da Câmara dos Deputados, em Brasília, devendo esta Corte ser comunicada imediatamente”.

Na decisão da semana passada, Moraes afirmou que, como a tornozeleira não impede o cumprimento do mandato, não é preciso que a Câmara seja comunicada e decida sobre a manutenção ou não da medida cautelar.

Moraes alertou ainda que, em caso de descumprimento, Silveira pode ter uma nova prisão decretada.

Deputado diz que recusará

Nesta terça, na Câmara, em discurso no plenário da Câmara, o deputado afirmou que não cumprirá a decisão do ministro de colocar tornozeleira eletrônica.

"Eu não preciso cumprir a decisão. É inconstitucional. Afronta o Legislativo. Ele [Alexandre de Moraes] é muito fraco juridicamente. A decisão precisa passar pelo crivo do plenario", declarou.

Silveira entende que não pode ser obrigado a colocar tornozeleira dentro das dependências da Câmara em razão da imunidade parlamentar. Para ele, isso exigiria autorização do plenário.

"Não será acatada a ordem do Alexandre de Moraes enquanto não deliberada pela casa. Quem decide isso são os deputados. Alexandre, cumpra a Constituição", afirmou.

Por considerar que a ordem de Moraes não pode ser cumprida dentro da Câmara, Silveira afirmou que não deixará as dependências da Casa. As informações são do G1.



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES