Morales irá à posse de Dilma, apesar de protestos na Bolívia

Evo Morales confirmou presença na cerimônia

FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

O porta porta-voz da presidência da Bolívia, Iván Canelas, informou nesta quinta-feira que o presidente Evo Morales assistirá à posse de Dilma Rousseff neste sábado, apesar da crise social em seu país, provocada por um aumento de preços de até 83% dos combustíveis.

"O presidente está viajando no dia primeiro de janeiro ao Brasil", disse o porta-voz presidencial. Na semana passada, Canelas havia informado que Morales "foi convidado pelo presidente Lula e pela presidente eleita (Dilma Rousseff) para participar da posse". A Bolívia é o principal fornecedor de gás natural ao mercado brasileiro, com média de 30 milhões de metros cúbicos diários.

A cerimônia de posse da presidente eleita Dilma Rousseff já tem confirmada a presença de representantes de mais de 130 países. De acordo com o Itamaraty, até esta quinta-feira 12 chefes de Estado anunciaram que participarão do evento, além de 12 chefes de governo. Além de Evo Morales, devem acompanhar o evento a secretária de Estado amerciana, Hillary Clinton, o presidente da Venezuela Hugo Chávez e o presidente da Autoridade Nacional Palestina (ANP), Mahmoud Abbas.

Protestos na Bolívia

As principais cidades da Bolívia enfrentaram nesta quinta-feira protestos e greves no sistema de transporte, após o governo ter anunciado um aumento no preço dos combustíveis. Divulgada pelo presidente Evo Morales no domingo, a medida determina um reajuste de 72% para a gasolina e de 83% para o diesel. O anúncio gerou rumores de que haveria confisco de poupanças, provocando corrida aos bancos do país.



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES