Morre Levy Fidelix: Mourão lamenta falecimento; veja repercussão

Vice-presidente, que é filiado ao PRTB, disse que movimento conservador perdeu um de seus principais representantes. Fidelix morreu nesta sexta-feira (23) aos 69 anos de idade.

levy | reprodução
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

O vice-presidente da República, Hamilton Mourão, lamentou neste sábado (24) a morte do presidente nacional do PRTB, Levy Fidelix. Mourão afirmou em uma rede social que o movimento conservador do país "perde um dos seus principais representantes".

Fidelix morreu na noite desta sexta-feira (23) em São Paulo, segundo rede social oficial do político. Ele tinha 69 anos e estava internado desde março em um hospital particular. A família não informou a causa da morte.

"Lamento o falecimento do fundador e presidente do PRTB, amigo Levi Fidelix. O movimento conservador brasileiro perde um dos seus principais representantes. Que o Nosso Senhor Jesus Cristo abençoe e conforte toda família", publicou Mourão, que postou fotos ao lado do colega de partido.

LEIA MAIS: Levy Fidelix morre, aos 69 anos, vítima da Covid-19 em SP

Vice-presidente Hamilton Mourão e Levy Fidelix

"Ainda ressalto a pessoa do amigo Levi como cidadão brasileiro, chefe de família e um político com honestidade de propósitos. Homem batalhador e incansável por um Bandeira do Brasil cada vez melhor", acrescentou Mourão.

Conhecido por defender o projeto "aerotrem" como meio de transporte público, Fidelix concorreu a diversos cargos em mais de 10 eleições, mas nunca se elegeu. Tentou se eleger deputado federal (concorreu três vezes), governador (duas tentativas), presidente da República (concorreu duas vezes) e prefeito de São Paulo (em três eleições).

Repercussão

Além do vice-presidente Hamilton Mourão, outros políticos se manifestaram sobre a morte de Levy Fidelix. Confia a repercussão:

Onyx Lorenzoni, ministro da Secretaria-Geral da Presidência

"Que Deus conforte o coração da família de Levy Fidelix e o receba em toda a sua bondade", publicou em uma rede social.

José Medeiros - deputado federal (Podemos-MT)

"Meus sentimos à família do presidente do PRTB", postou no Twitter.

Rodrigo Manga - prefeito de Sorocaba

"Que Deus conforte toda a família desse grande líder nacional", escreveu no Facebook.

Sandra Terena - jornalista e cineasta

"Com tristeza, informo o falecimento de um pioneiro do conservadorismo no Brasil, Levy Fidelix por COVID-19. O óbito foi confirmado às 20 horas desta sexta-feira (23). Que o Espírito Santo console a família. Meu marido, o jornalista Oswaldo Eustáquio foi um grande amigo de Levy", publicou em uma rede social.

Levy Fidelix morreu aos 69 anos vítima da covid-19 em São PauloTRAJETÓRIA

Fundador do Partido Renovador Trabalhista Brasileiro (PRTB), Fidelix se formou em Comunicação Social e começou a carreira como publicitário, trabalhando também em jornais como Correio da Manhã e Última Hora.

Já na política, trabalhou como assessor de comunicação e foi um dos fundadores da revista empresarial Governo e Empresa e também da revista política O Poder e, nos anos 1980, trabalhou como apresentador de TV, em que entrevistava especialistas em tecnologia e políticos.

A carreira política engatou em 1986, quando se candidatou à sua primeira eleição, como candidato a deputado federal por São Paulo e depois tentou se eleger como deputado federal, mas sem sucesso em ambos os casos.

Em 1989 e 1990 trabalhou como assessor de comunicação na campanha do então candidato à presidência da república Fernando Collor de Mello, que seria eleito. Em 1996, foi candidato à prefeitura de São Paulo e, em 1998, a governador do estado. 

Em 2002 voltou a se candidatar a governador do estado de São Paulo, a vereador em 2004 e a deputado federal em 2006. Em 2008 foi candidato a prefeito de São Paulo e, fora do segundo turno, apoiou a então candidata Marta Suplicy, que seria eleita.

Para presidência da república, Levy se candidatou em 2010 e ficou em sétimo lugar entre os nove candidatos da disputa, apoiando Dilma Roussef no segundo turno. Em 2011, tentou novamente o cargo de prefeito da cidade de São Paulo, novamente sem conseguir se eleger.

Levy tentou a presidência novamente em 2014 e, sem ir para o segundo turno, apoiou Aécio Neves, que perdeu a eleição para Dilma Roussef, reeleita. Em 2018, apoiando Jair Bolsonaro, concorreu ao cargo de deputado federal pelo estado de São Paulo, mas não conseguiu se eleger.

Levy Fidelix é o eterno candidato do aerotrem

AEROTREM

Levy Fidelix se tornou conhecido pelo seu principal projeto, o aerotrem, que ganhou um vídeo sobre o meio de transporte e um jingle que ficou bem conhecido em todo o Brasil. "Vem, vem, vem / Vem que tem / Levy Fidelix / É o homem do Aerotrem", dizia a música



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES