MP-PI e Câmara analisam reajuste salarial dos professores de Teresina

O Ministério da Educação (MEC) definiu, por meio da Portaria nº 17, de 26 de janeiro de 2023, o valor de R$ 4.420,55 como sendo o novo piso salarial dos professores da rede pública

MP-PI e Câmara analisam reajuste salarial dos professores de Teresina | Divulgação
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

O Ministério Público do Estado do Piauí (MPPI), participou nesta sexta-feira (24) de uma reunião conjunta das Comissões de Educação e de Legislação e Justiça da Câmara de Vereadores de Teresina (CMT) para tratar sobre o reajuste salarial dos professores.

Para 2023, o Ministério da Educação (MEC) definiu, por meio da Portaria nº 17, de 26 de janeiro de 2023, o valor de R$ 4.420,55 como sendo o novo piso salarial dos professores da rede pública, um aumento que corresponde a 14,95% em relação ao pago em 2022.

MP-PI e Câmara analisam reajuste salarial dos professores de Teresina | Foto: DivulgaçãoCom isso, a reunião visou dialogar sobre o Projeto de Lei de autoria da Poder Executivo Municipal, que trata do reajuste salarial, antes de ser submetido à votação.

 Na oportunidade, a promotora de Justiça Carmelina Moura ressaltou a necessidade de ser apresentado o relatório de impacto orçamentário da proposta do Projeto de Lei apresentado pela Prefeitura e o da proposta apresentada pelo Sindserm. A sugestão foi acatada e um relatório deverá ser elaborado para posteriores discussões.

Além disso, no âmbito do Ministério Público, um procedimento foi instaurado para acompanhar e fiscalizar o pagamento do piso salarial do magistério para 2023, situação que também foi pauta de reunião ocorrida no começo deste mês. Além disso, o Centro de Apoio Operacional de Defesa da Educação (Caodec) do MPPI expediu Nota Técnica nº 01/2023 que trata da necessidade de cumprimento do piso salarial profissional do magistério público da educação básica.

MP-PI e Câmara analisam reajuste salarial dos professores de Teresina | Foto: DivulgaçãoO vice-presidente da Comissão de Educação, vereador Evandro Hidd (PDT), presidiu a reunião. Além do MPPI e vereadores, representantes do Sindicato dos Servidores Públicos Municipais de Teresina (Sindserm) estiveram presentes no momento.



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES