MPF denuncia 12 após investigação de cartel do PSDB em SP, informa jornal

Empresas são acusadas de pagar propina por contrato no setor de energia

|
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

O Ministério Público Federal apresentou na sexta-feira (31) denúncia contra 12 pessoas por pagamento de propina com o objetivo de fechar contrato com a Empresa Paulista de Transmissão de Energia (EPTE), segundo a edição de domingo do jornal ?O Estado de S.Paulo?.

O consórcio formado por Alstom, Cegelec, ABB e Lorenzetti ganhou o direito de fornecer equipamentos para construção e ampliação de três estações de energia, no valor atualizado de R$ 181,3 milhões, em 1998, ano da gestão do governador Mário Covas (PSDB), de acordo com o jornal.

Para assegurar o acordo, foram pagos R$ 23,3 milhões em propina para funcionários da estatal, em valor corrigido, segundo a denúncia do MPF publicada por "O Estado de S.Paulo". O pagamento, diz a denúncia, ocorreu entre 1998 e 2003, período que compreende as gestões de Covas e Geraldo Alckmin (PSDB).

A Alstom também é investigada pela formação de suposto cartel em contratos com o Metrô e a Companhia Paulista de Trens Metropolitanos (CPTM).

A Justiça ainda não se manifestou se irá acolher ou não a denúncia.

O governo de São Paulo informou que não se manifestará, pois as pessoas citadas não têm vínculos com a administração estadual. A Secretaria de Energia não se pronunciou. A Empresa Paulista de Transmissão de Energia (EPTE) não existe mais como estatal e foi incorporada a outra companhia durante processo de privatização.

Procurada, a Alstom informou, por meio de nota, que ?está atualmente enfrentando acusações no Brasil relativas à não conformidade com leis e regras de competição? e que ?não pode comentar sobre estas alegações, que predominantemente parecem referir-se a questões que ocorreram no início dos anos 2000 ou anteriormente, porque as investigações ainda estão em andamento?.

A Alstom ressaltou ainda "que a empresa tem implementado, em toda a sua organização, regras estritas de conformidade e ética que devem ser aderidas por todos os funcionários?. Segundo o comunicado, os funcionários envolvidos na denúncia ?não trabalham mais na empresa?.

Entre as 12 pessoas, duas foram denunciadas por corrupção passiva, quatro por corrupção ativa e lavagem de dinheiro e outras seis apenas por lavagem de dinheiro.

A ABB disse que não irá se manifestar. Entramos em contato também com Cegelec e Lorenzetti e aguarda as posições das empresas a respeito das denúncias.

Investigações

A Justiça da França investiga a Alstom pelo suposto pagamento de propinas em licitações para a compra de equipamentos. A propina teria sido paga para que empresas de energias estatais em São Paulo "ressuscitassem" um contrato vencido de compra de equipamentos. O contrato é de 1983. O aditivo foi assinado em 1998.

Há ainda um inquérito na Suíça que investiga supostos crimes de lavagem de dinheiro e corrupção ativa praticados pela Alstom.



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES