Mulheres presas em Brasília reclamam de tratamento desigual em presídio

Segundo relatório de defensores públicos, as mulheres se encontram em situação de maior vulnerabilidade.

Presídios em Brasília | Reprodução
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

Defensores públicos constaram, durante inspeções nas penitenciárias do Distrito Federal, que há desigualdade de gênero no tratamento dispensado a homens e mulheres presos por envolvimento nos atos golpistas do dia 8 de janeiro.

Segundo relatório, as mulheres se encontram em situação de maior vulnerabilidade. As informações estão na coluna do jornalista Lauro Jardim, de O Globo. 

O relatório também revelou que mulheres foram impedidas de permanecer com determinadas peças, como... sutiãs de cor preta. Aos homens, ao contrário, algumas regras do cárcere foram relativizadas — entre elas, a permissão para ficar com roupas pretas ou camufladas.

Além disso, homens puderam continuar com a posse de alguns bens, a exemplo de quantias em dinheiro e alianças, enquanto as presas foram privadas de seus itens pessoais.

Banheiro e dormitórios sem privacidade para mulheres | FOTO: ReproduçãoAlgumas ainda relataram estar sem poder trocar de roupa por não haver uniformes disponíveis. O documente cita que foram atendidas usando cobertores para se cobrir, enquanto lavavam seus trajes. Em certos casos, usaram sacolas para encher de água da torneira e realizar a higienização. Elas não tiveram nem a privacidade para suas necessidades fisiológicas. O banheiro fica à vista de quem passa no corredor.



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES