Na Câmara, Arthur Lira vê 'evolução' para aprovação de arcabouço

O presidente atribuiu a vitória ao relator Claudio Cajado (PP-BA), que, segundo ele, articulou a aprovação junto às bancadas partidárias.

Arthur Lira | Reprodução
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

O texto-base do Novo arcabouço fiscal foi aprovado na Câmarados deputados nesta terça-feira (23). Na madrugada desta quarta, o presidente da Casa, Arthur Lira (PP), fez um pronunciamento e afirmou que a votação representa uma sinalização para o país, e não só para o mercado.


"É uma sinalização para o país. O mercado tem a sua importância, os empresários têm a sua importância, a economia e o investimento privado precisa ser ressaltado, como com todo o rigor do texto, com as modificações que ocorreram por parte da Câmara a gente dá a exata a noção de que o Brasil não abriu mão da responsabilidade fiscal, mas vai olhar também para as desigualdades sociais, econômicas", disse Lira à imprensa ao deixar a Câmara.

O novo arcabouço fiscal foi elaborado pelo governo como substituto do teto de gastos. Diferentemente do teto, que limita o crescimento das despesas governamentais à inflação do ano anterior, o arcabouço é mais flexível. Em linhas gerais, ele vincula o crescimento das despesas ao crescimento das receitas, permitindo ao governo aumentar o poder de investimento sem comprometer as contas públicas.

O presidente atribuiu a vitória ao relator Claudio Cajado (PP-BA), que, segundo ele, articulou a aprovação junto às bancadas partidárias.

"Se confirmou o que era importante, um texto equilibrado, um texto do meio, que dá previsibilidade, segurança jurídica, aperta quando necessário", declarou.

Para Lira, a votação das mudanças ao texto-base prevista para esta quarta também deve seguir o "mesmo enredo". Ele também disse esperar que o Senado faça o seu papel para avançar com a proposta e contribuir para melhoria no cenário econômico, com o objetivo de reduzir a taxa selic.

"A gente pensa que a votação dos destaques para amanhã também terão o mesmo enredo, o mesmo final. Equilíbrio no plenário. Com a concretude de que a Câmara evoluiu e tem evoluído", disse.



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES