Na CPI, Canindé nega irregularidades no pagamentos ao transporte de THE

Vereador Dudu diz que depoimento esclareceu muitas dúvidas e vai analisar tudo o que foi dito

Depoimento na CPI | Divulgação
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

Em fase de conclusão com a elaboração do relatório, a CPI do Transporte Público ouviu nesta quinta-feira, 12, o ex-secretário de Finanças, Francisco Canindé, que declarou os processos de pagamento seguiram as mesmas normas de qualquer pagamento de fornecedor ou prestador de serviço.

Francisco Canindé declara que a Strans fazia os cálculos, atestava o serviço e esse atesto era conferido pelo órgão de controle independente, que é a Controladoria. Portanto, cabe a Secretaria de Finanças repassar o recurso. A avalição de qualidade, se o dinheiro é devido ou não, é tarefa do gestor do transporte. 

Segundo Canindé, em 2020, Teresina atuou no combate à pandemia, fez hospital de campanha. "Não faltaram respiradores e ninguém morreu por falta de insumos para o tratamento", disse, enfatizando que o valor repassado ao transporte público em 2020, R$ 37 milhões, foi também em razão de medidas sanitárias.

Ex-secretário Francisco Canindé em depoimento na CPI (Divulgação)

Aporte financeiro

De acordo com secretário, quanto menos passageiros, maior o aporte. "Por questão sanitária de saúde, foi reduzido número de passageiros, mas os ônibus precisavam circular para conduzir funcionários de hospitais, de supermercados, de farmácias. Então, o aporte foi necessário para equilibrar o sistema", diz.

Na oitiva, o presidente da CPI do Transporte Público, vereador Dudu (PT), disse que o depoimento foi positivo, pois trouxe muitos esclarecimentos. "Vamos analisar o que foi dito aqui por ele", disse o vereador, reafirmando que o usuário é humilhado pela má prestação do serviço e declarou que o sistema não funciona desde 2015.



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES