Na ONU, Bolsonaro diz que governo acabou com a “corrupção sistêmica”

Por tradição, chefe da delegação do Brasil discursa primeiro na Assembleia da ONU

Na ONU, Bolsonaro cita temas de campanha e ataca governos petistas | Ascom
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

O presidente Jair Bolsonaro (PL) discursou nesta terça-feira (20) na abertura da Assembleia Geral da Organização das Nações Unidas (ONU), em Nova York (EUA). Em um pronunciamento de 20 minutos, abordou temas de campanha, fazendo um balanço de ações de seu governo, atacou as gestões petistas e defendeu itens da pauta conservadora. As informações são do Portal g1.

Por tradição, o Brasil é o primeiro país a discursar na sessão de debates desde 1955 (veja detalhes abaixo). Antes de Bolsonaro, discursaram nesta terça o secretário-geral da ONU, Antonio Guterres, e o presidente da assembleia, Csaba Korosi.

Candidato à reeleição, Bolsonaro aproveitou o discurso na ONU para citar ações como a criação do Auxílio Brasil, a redução de impostos que levaram à queda do preço dos combustíveis e privatizações de empresas estatais.

Em segundo lugar nas pesquisas de intenção de voto, atrás de Lula (PT), Bolsonaro disse que o governo acabou com a "corrupção sistêmica" que, para ele, existia no país, e citou as denúncias de corrupção envolvendo a Petrobras, reveladas pelas investigações da operação Lava Jato.

Presidente Jair Bolsonaro discursa na Assembleia Geral da ONU — Foto: Reprodução/TV Brasil 

"No meu governo, extirpamos a corrupção sistêmica que existia no país. Somente entre o período de 2003 a 2015, onde a esquerda presidiu o Brasil, o endividamento da Petrobras por má-gestão, loteamento político e em desvios chegou à casa dos US$ 170 bilhões. O responsável por isso foi condenado em três instâncias por unanimidade. Delatores deveram US$ 1 bilhão de dólares e pagamos para a Bolsa americana outro bilhão por perdas de acionistas. Este é o Brasil do passado", declarou Bolsonaro.

Durante as investigações da Lava Jato, o ex-presidente Lula foi condenado em primeira instância e em segunda instância. O Superior Tribunal de Justiça rejeitou diversos recursos apresentados pelo petista, mas o Supremo Tribunal Federal (STF) anulou todas as condenações de Lula e considerou que o então juiz Sérgio Moro atuou com parcialidade.

Esta é a quarta vez que Bolsonaro discursa na Assembleia Geral da ONU. Em 2020, o evento foi virtual em razão da pandemia, e o presidente enviou um vídeo gravado. Nas ocasiões anteriores, os discursos foram marcados pela defesa da soberania brasileira na Amazônia e por fake news sobre a Covid.

Guerra na Ucrânia

Ainda no discurso desta terça, Bolsonaro também defendeu que haja um "cessar-fogo imediato" na Ucrânia.

A guerra na Ucrânia começou em fevereiro deste ano, quando tropas militares russas invadiram o país. Várias cidades ucranianas foram bombardeadas, civis e militares morreram, e Bolsonaro jamais condenou a atitude do presidente russo Vladimir Putin.

"Diante do conflito em si, o Brasil tem se pautado pelos princípios do direito internacional e da Carta da ONU. Princípios que estão consagrados também na nossa Constituição. Defendemos um cessar-fogo imediato, a proteção de civis e não-combatentes, a preservação da infraestrutura crítica para assistência à população e a manutenção de todos os canais de diálogo entre as partes em conflito", declarou Bolsonaro na ONU nesta terça.

O presidente, que disse defender uma solução "duradoura e sustentável", declarou ainda avaliar que a solução para o "conflito" na região só será alcançada se houver diálogo entre os envolvidos.

"Faço um apelo às partes, bem como à toda a comunidade internacional, não deixem escapar nenhuma oportunidade para pôr fim ao conflito de garantir a paz. A estabilidade, a segurança e a prosperidade da humanidade correm sério risco se o conflito continuar", completou.

Durante o discurso, Bolsonaro disse que o Brasil tem tentado "evitar o bloqueio dos canais de diálogo" entre os envolvidos no conflito no leste europeu causado pelo que chamou de "polarização" entre os atores. E acrescentou que o governo brasileiro é "contra o isolamento diplomático e econômico".

"As consequências do conflito já se fazem sentir nos preços mundiais de alimentos, de combustíveis e de outros insumos. Estes impactos nos colocam a todos na contramão dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável. Países que se apresentavam como líderes da economia de baixo carbono agora passaram a usar fontes sujas de energia. Isso configura um grave retrocesso para o meio ambiente", afirmou.

Ao todo, líderes mundiais de 193 países devem se reunir na Assembleia Geral, incluindo o presidente da Ucrânia, Volodymyr Zelensky, autorizado pelo plenário a participar remotamente em razão da guerra na região.

Políticas para mulheres

Com alta rejeição entre o eleitorado feminino, Bolsonaro aproveitou o pronunciamento para fazer acenos às mulheres, destacando medidas da sua gestão e a participação da primeira-dama, Michelle Bolsonaro, no governo.

"Quero também destacar aqui a prioridade que temos atribuído à proteção das mulheres. Nosso esforço em sancionar mais de 70 normas legais sobre o tema desde o início de meu governo, em 2019, é prova cabal desse compromisso", disse.

"Combatemos a violência contra as mulheres com todo o rigor. Isso é parte da nossa prioridade mais ampla de garantir segurança pública a todos os brasileiros", completou.

O presidente disse ainda que o governo trabalha para o Brasil ter "mulheres fortes e independentes", que "possam chegar aonde" quiserem.

VEJA O VÍDEO



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES