Não haverá pauta bomba no Congresso Nacional, diz Renan Calheiros

'Eu não sou nem governista, nem antigovernista', disse ele

FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

O presidente do Senado, Renan Calheiros (PMDB-AL), afirmou nesta terça-feira (4) que "não haverá" no Congresso "pautas-bomba", que elevam as despesas do governo. Ele disse que não é governista nem oposicionista e que, como presidente do Congresso, quer "colaborar com o país".

Renan Calheiros deu as declarações antes de um almoço com o ministro da Fazenda, Joaquim Levy, no qual disse que iria discutir a conjuntura econômica e discutir projetos como o da reforma do Imposto Sobre Circulação de Mercadorias e Serviços (ICMS) e o que reduz a desoneração da folha de pagamento das empresas.

"Não haverá no Congresso Nacional pauta bomba, não haverá. É o contrário. Nós estamos preocupados em desarmar a bomba que está posta na economia. Eu não sou nem governista, nem antigovernista, vou me pautar sempre como presidente do Congresso Nacional, um poder independente, autônomo, que quer colaborar com o país, com o olhar sempre da sociedade", declarou.

Mais tarde, o vice-presidente da República, Michel Temer, também comentou o tema. Ao chegar ao gabinete da vice-presidência, ele disse a jornalistas que que "não há bomba fiscal" no Congresso Nacional. "Não há bomba fiscal, não. Na reunião de líderes, ontem, o próprio líder do governo ressaltou que a pauta de agora é uma pauta que remanesceu do período pré-recesso. Então não é pauta-bomba, não. Essas coisas serão cuidadas com muita tranquilidade", disse o vice-presidente.

Superávit fiscal

Para Renan Calheiros, a mudança na meta fiscal – o governo anunciou no último dia 22 a redução da meta – "inevitavelmente teria que acontecer", mas criticou: "Pareceu um pouco precipitada, sem planejamento".

José Dirceu

Renan Calheiros não quis comentar diretamente a prisão do ex-ministro da Casa Civil José Dirceu pela Polícia Federal, no âmbito da Operação Lava Jato.

Perguntado sobre o assunto, o senador comentou apenas que "todo homem público tem que prestar explicações à Justiça"."Eu não quero, portanto, colaborar para prejulgar nada, absolutamente nada. Mas eu acho que todo mundo tem que prestar informações, sim, à Justiça", afirmou.



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES