“Não temos nenhuma investigação quanto a Alagoas”, diz Renan Filho na MN

O governador de Alagoas ainda elogiou o trabalho do seu pai, Renan Calheiros, na CPI da Pandemia e criticou a 'imunidade de rebanho'.

Renan Filho concede entrevista ao Agora | Reprodução
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

Em entrevista exclusiva ao Agora, da Rede Meio Norte, nesta sexta-feira (16), o governador de Alagoas, Renan Filho (MDB), pontuou que tem recebido as citações de aliados ao presidente Jair Bolsonaro na CPI da Pandemia com muita tranquilidade, destacando que não há em Alagoas sequer uma investigação contrária à gestão, principalmente no que se relaciona aos gastos com o enfrentamento à Covid, neste âmbito, teceu ainda elogios ao seu pai, o senador Renan Calheiros, que é relator da Comissão Parlamentar de Inquérito que apura as ações tomadas no combate ao coronavírus. 

"Com muita tranquilidade, o parlamento tem aquele estilo, de discussão, mas no estado de Alagoas estamos bem tranquilos, o Alagoas tem o menor número de mortes por Covid no Nordeste, e enquanto outros Estados entregaram hospitais de campanha, aqui entregamos hospitais definitivos e aqui em Alagoas não há nenhuma investigação em curso neste momento", disse. 

Neste sentido, Renan Filho destacou que aqueles 'que promovem investigação sem sequer haver inquérito,  deveriam ter a mesma  presteza para botar para andar os inquéritos aos quais são investigados'. 

"No Congresso Nacional há um monte de explicações a serem dadas ao povo, como o caso de rachadinhas, as investigações quanto a comercialização de vacina, ou seja quem é responsável por esse número de mortes no Brasil, porque ao invés de combater o vírus estava associado ao vírus, promovendo uma imunidade de rebanho que não existe", frisou. 

Ao comentar sobre o trabalho do pai, o senador Renan Calheiros, relator da CPI da Pandemia, o governador de Alagoas apontou que ele fará um grande trabalho que ajudará o país. "Enquanto ao trabalho do senador Renan ele pessoalmente é um sujeito muito firme nas suas condutas, e não é de fugir da peleja sem uma solução, então creio que fará um grande trabalho".

Renan Filho concede entrevista à Rede Meio Norte (Foto: Reprodução)

Presidente Jair Bolsonaro

Questionado se Bolsonaro foi um dos atores da política nacional que se associou ao vírus, Renan Filho citou a postura adotada pelo líder do Planalto no decorrer da crise pandêmica. "O presidente Jair Bolsonaro parece que durante muito tempo buscou a imunidade do rebanho ao sugerir remédio que não funciona, ao discutir o isolamento vertical, parecia que ele estava em busca da imunidade de rebanho para o Brasil supostamente sair antes dessa crise pandêmica e assim recuperar mais rápido", afirmou. 

Para Renan Filho a estratégia foi totalmente errada e culminou na grave situação vivenciada atualmente em solo nacional. "O problema dessa tese dele é que quem saiu mais rápido e economicamente mais fortalecido da pandemia, foram justamente os países que adotaram as medidas de distanciamento social, estimularam o uso de máscara, o distanciamento, que estimularam desde logo o desenvolvimento das vacinas e assim que elas foram desenvolvidas rapidamente fecharam os contratos para imunizar as pessoas, aqui no Brasil o que foi feito foi justamente o contrário disso", afirmou. 

Ele ainda complementou. "Com quatro ministros da saúde, alguns que nada de saúde entendiam, por essas e por outras o Brasil caminha para ser o país com o maior número absoluto de mortes". 

Eleições de 2022

Renan Filho ainda não cravou se será candidato ao Senado, na entrevista, o jornalista Arimatéia Carvalho ressaltou que caso ele se afaste, o presidente da Assembleia assumirá o Governo. 

"O presidente da Alepi não é aliado do meu adversário e nem o adversário que você citou é o meu agora, eu tenho avaliado bem, tenho pensado no desenvolvimento de Alagoas, no combate a pandemia, e para manter Alagoas como o Estado que hoje mais investe no país, que mais reduz violência, que mais ampliou a rede hospital, que construiu as melhores estradas do Brasil". 

O govenador de Alagoas reverberou que quer manter o Estado no caminho do desenvolvimento. "Eu ando muito pensativo, reflexivo, pensando o que vamos fazer para Alagoas continuar nesse caminho, que tirou Alagoas do noticiário negativo e colocar como um estado inovador". 

Questionado se comunicou ao MDB que disputará o Senado, ele foi categórico. "Não comuniquei não, ao contrário, a direção nacional do MDB sempre me coloca para colocar meu nome à disposição de outras questões do partido". 

Governador Renan Filho é sabatinado no Jogo do Poder (Foto: Reprodução)

Impeachment

"Não há clima no país, não há tempo hábil, porque o presidente vai caminhar para o segundo semestre do terceiro ano do Governo, mas pelo caminho que vai se não for por impeachment, vai ser na eleição de 2022 sem voto impresso". 

Projetos sociais

"As populações em situação de vulnerabilidade social elas precisam de ações multidisciplinares, o Vida Nova nas Grotas melhoram a infraestrutura urbana nas áreas precárias, esse programa é premiado pelas nações Unidas e vem melhorando muito a auto estima da comunidade, além diisso temos o programa CRIA, que é o maior programa de transferência de renda de todos os estados brasileiros, atualmente temos 100 mil famílias recebendo e até o final do ano chegaremos a 180 mil famílias". 

Polarização na disputa presidencial

"Sempre é bom ter o maior número de candidatos possível, e eu não vejo a disputa ser entre um governo negacionista e um corrupto, creio que o que ocorreu com o presidente Lula tem que ser visto com mais parcimônia, e agora tem um Governo que entre aspas é apenas negacionista, mas não é só isso, é um Governo que tem muita coisa a explicar, de maneira que a disputa não é essa, a disputa entre Lula e Bolsonaro é a disputa de um Governo que fez muito pouco pelo país, negou a pandemia, e um Governo que foi exitoso no passado, é por isso que as pesquisas mostram que o ex-presidente Lula está muito na frente nas pesquisas". 

francyteixeira@meionorte.com



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES