Não vai ter corte de recursos para educação, diz Tebet

Camilo Santana diz que presidente vai anunciar recomposição do orçamento para universidades e institutos federais.

Ministro Camilo Santana anuncia recomposição de orçamento para universidades | Marcelo Camargo/Agência Brasil
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

O governo vai recompor o orçamento das universidades e institutos federais de ensino. A informação foi repassada nesta terça-feira, 18, pelo ministro da Educação, Camilo Santana.  O anúncio oficial será feito em reunião de reitores com o presidente Luiz Inácio Lula da Silva, marcada para esta quarta-feira (19), no Palácio do Planalto.

O ministro não quis antecipar os valores, pois serão anunciados pelo presidente Lula. "Nós sabemos o quanto as universidades e institutos foram sucateados nos últimos anos. O compromisso do presidente é anunciar a recomposição orçamentária, dialogado com reitores e reitoras", disse Santana no evento Educação Já, realizado anualmente pela organização Todos Pela Educação.

Esse será o segundo encontro do presidente com os reitores no Planalto, fato que demonstra o simbolismo para evidenciar reconhecimento ao papel das universidades e institutos federais.

Além da recomposição orçamentária, viabilizada por meio da Proposta de Emenda Constitucional (PEC) da Transição, o governo deve anunciar a retomada de obras paralisadas nas universidades e institutos.

Ministra Simone Tebet diz que não vai ter corte para educação (Marcelo Camargo/Agência Brasil)

O evento do Todos pela Educação contou com a presença da ministra do Planejamento e Orçamento, Simone Tebet, que garantiu aos presentes que não haverá bloqueios na área de educação este ano.

"Vamos executar 100% do orçamento, não vai ter corte para a educação. Tudo o que o Camilo precisar, ele [recurso] vai ter liberado automaticamente", assegurou.

O ministro Camilo Santana também destacou a disponibilização de R$ 200 milhões para a implantação de núcleos de atendimento psicossocial para crianças e adolescentes nas escolas do ensino básico em todo o país. 

A medida faz parte das ações de enfrentamento à crise de violência escolar vivida pelo país, com casos de atentado e ameaças de ataques disseminadas nas redes sociais. (Com informações da Agência Brasil)



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES