“Nenhum legado é da Copa”, diz presidente Dilma Rousseff durante a inauguração da Transcarioca

Presidente frisou que o legado dos investimentos é para o “povo brasileiro”

Presidente Dilma Rousseff toca tamborim | Reprodução
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

A presidente Dilma Rousseff afirmou, na manhã deste domingo (1º), que o legado deixado pelos investimentos em obras da Copa do Mundo é para o "povo brasileiro". A declaração foi dada durante inauguração da Transcarioca, corredor expresso que liga o Aeroporto Internacional Antonio Carlos Jobim, no Galeão, na Ilha do Governador, à Barra da Tijuca, na Zona Oeste. A visita da presidente à cidade foi marcada por protestos.

A primeira linha do BRT Transcarioca começará a funcionar na segunda-feira (2), no trecho Barra da Tijuca (Terminal Alvorada) ? Tanque, em Jacarepaguá. A linha de ônibus liga os dois bairros da Zona Oeste, com paradas em 19 estações. Inicialmente, o serviço funcionará apenas entre 10h e 15h ? período entre os horários de pico. O objetivo é minimizar os impactos, já que, segundo a prefeitura, a população precisará de tempo para se adaptar ao novo sistema.

"Todos nós, a partir da Transcarioca, vamos começar a melhorar esses bairros. Estamos dando visibilidade ao Subúrbio. O Rio de Janeiro está aqui. Durante muito anos, essa região não foi visível, mas agora será. Diziam que a Copa não tinha legado nenhum. Eu acho que nenhum legado é da Copa. Todos os legados são do povo brasileiro", disse a presidente, ao lado do prefeito Eduardo Paes e do governador Luiz Fernando Pezão.

A cerimônia ocorreu em ritmo de samba, com a presença de Monarco da Portela, Nelson Sargento e Dona Ivone Lara, entre outros sambistas. Demonstrando animação, Dilma bateu palma, acompanhou as canções e chegou a tocar tamborim com a bateria da escola de samba União da Ilha. Depois do discurso, deixou o palco enquanto a música ainda era executada.

Enquanto acontecia a solenidade, professores protestavam do lado de fora da estação estação do BRT Viaduto Silas de Oliveira, em Madureira, no Subúrbio. Docentes das redes municipal e estadual do Rio estão em greve desde o dia 12 de maio. Eles alegam que os governos não cumpriram o acordo firmado durante a greve de 2013, que durou 70 dias.

Investimentos no BRT

Após fazer o trajeto Galeão-Madureira em um ônibus do BRT, a presidente Dilma elogiou a qualidade do serviço. "Os ônibus parecem trens. São trens sob rodas. Percorrem uma via especial. Uma espécie de canal feito pelas ruas, com uma rapidez fundamental", frisou.

O prefeito Eduardo Paes afirmou que o município vai investir na ampliação desse tipo de transporte. "Vamos assinar contrato de R$ 3 bilhões de financiamento com o BNDES para fazer mais dois BRTs e para a revitalização da Zona Portuária. Vamos usar a Copa para mudar a vida dos cariocas", disse Paes.

Na quarta-feira (4), no mesmo corredor, entrará em funcionamento a linha que ligará o Aeroporto Internacional do Galeão ao Terminal Alvorada, na Barra da Tijuca. O BRT fará parada em quatro estações, entre elas, a de Vicente de Carvalho, que possibilitará a integração com o metrô, facilitando também o acesso ao estádio do Maracanã. As estações são Alvorada, Tom Jobim 1, Tom Jobim 2 e Vicente de Carvalho.

Casas populares

Depois da inauguração da Transcarioca, a presidente Dilma Roussef seguiu para o Conjunto de Favelas de Manguinhos, na Zona Norte da cidade, onde participou da cerimônia de entrega de 564 unidades habitacionais.

O local também foi palco de protestos. Com faixas e carro de som, os manifestantes ? a maioria servidores federais da Educação ? também criticaram os gastos com a Copa. Na saída do evento, a comitiva da presidente passou em meio à manifestação.

No início da manhã deste domingo, a presidente inaugurou as obras de ampliação do Terminal 2 do Aeroporto Internacional Antônio Carlos Jobim, no Galeão.



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES