Nikolas Ferreira perde ação para Kim Kataguiri e é multado por fake news

O deputado federal não teria cumprido a decisão inicial de publicar direito de resposta.

Nikolas Ferreira perde ação para Kim Kataguiri e é multado por fake news | Karoline Barreto/CMBH
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

O deputado federal Nikolas Ferreira (PL-MG) foi condenado pelo Tribunal Regional Eleitoral de São Paulo por divulgar notícia falsa durante o período eleitoral e associar o também parlamentar Kim Kataguiri (União Brasil-SP) à prática de rachadinha. O processo foi relatado pelo juiz eleitoral Regis de Castilho Barbosa Filho

Segundo informações da ação (número 0607847-06.2022.6.26.0000) houve a determinação inicial de que Nikolas Ferreira publicasse uma resposta ao requerente, no mesmo veículo, espaço, local, horário, página eletrônica, tamanho, caracteres e outros elementos de realce usados na ofensa, pelo prazo de oito dias. No entanto, o deputado não teria cumprido a ordem e, por isso, agora foi multado em R$ 5.320,50.

O descumprimento da ordem de publicação do direito de resposta levou à aplicação da multa em valor correspondente a cinco mil Unidades Fiscais de Referência (UFIR), de acordo com as balizas legais previstas em Resolução do TSE

A decisão reforça a importância de se combater a disseminação de notícias falsas, especialmente no âmbito político, e a necessidade de responsabilizar aqueles que as divulgarem. As fake news podem causar danos irreparáveis a pessoas e instituições, além de prejudicar o debate público e o processo eleitoral.

Nikolas Ferreira é denunciado ao TJ por transfobia contra aluna de 14 anos

TSE cassa chapa que elegeu Nikolas Ferreira e substituto perde mandato

Anderson Torres pediu interferência da PF nas eleições presidenciais

Esse é mais um processo que Nikolas Ferreira é alvo, nesta semana, o Ministério Público de Minas Gerais denunciou o deputado federal ao Tribunal de Justiça pela prática de transfobia, devido a um vídeo divulgado pelo parlamentar em que proferia ataques a uma estudante transexual de 14 anos.



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES