Nísia Trindade desabilita 204 leitos de UTI em 10 estados brasileiros

Portaria assinada pela ministra da Saúde foi publicada oficialmente nesta quarta-feira, 12 de abril.

Nísia Trindade é a ministra da Saúde | Fernando Frazão/Agência Brasil
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

Nesta quarta-feira, 12 de abril, a Ministra de Estado da Saúde, Nísia Trindade, publicou a Portaria GM/MS nº 456 que desabilita leitos de Unidades de Terapia Intensiva (UTI) em diversos estados do Brasil. A portaria estabelece ainda a dedução de recursos do Bloco de Manutenção das Ações e Serviços Públicos de Saúde - Grupo de Atenção Especializada, incorporando ao limite financeiro de Média e Alta Complexidade (MAC) de Estados e Municípios.

A medida abrange os estados do Ceará, São Paulo, Espírito Santo, Amazonas, Bahia, Piauí, Paraíba, Rio de Janeiro, Minas Gerais e Rio Grande do Sul, que terão 204 leitos de UTI adultos e pediátricos desabilitados. O montante anual de recursos deduzidos do Bloco de Manutenção das Ações e Serviços Públicos de Saúde é de R$ 22.109.823,04 (vinte e dois milhões, cento e nove mil, oitocentos e vinte e três reais e quatro centavos), que serão incorporados ao limite financeiro de Média e Alta Complexidade - MAC dos Estados e Municípios.

Leia Mais

A portaria é baseada no documento que consolida as normas sobre as Redes do Sistema Único de Saúde - SUS, e nas portarias que versam sobre a suspensão das transferências de recursos financeiros do Bloco de Custeio das Ações e Serviços Públicos de Saúde incorporados ao Grupo de Atenção de Média e Alta Complexidade Ambulatorial e Hospitalar dos Estados e Municípios, destinados ao custeio de leitos de UTI.

Ministério da Saúde define regras para afastamento de servidores do país

Ministra da Saúde se reúne com prefeito de Teresina e recebe demandas

Lula relança Mais Médicos e diz que editais vão priorizar os brasileiros

A decisão de desabilitar leitos de UTI é confirmada em meio a uma queda constante no número de casos de Covid-19

De acordo com a Portaria, o recurso orçamentário deduzido do Bloco de Manutenção das Ações e Serviços Públicos de Saúde não irá mais onerar o Programa de Trabalho de Atenção à Saúde da População para Procedimentos de Média e Alta Complexidade.

A Portaria entrou em vigor assim que foi publicada.  



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES