No PI, Vera Lúcia defende que se tire dos bilionários para ajudar os pobres

No Piauí, pré-candidata a Presidente pelo PSTU diz que classe trabalhadora tem que se organizar para garantir direitos fundamentais.

Vera Lúcia é pré-candidata a presidente | Divulgação
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

A pré-candidata à Presidência da República pelo PSTU, Vera Lúcia, cumpriu agenda nesta segunda-feira, 20, em Teresina e destacou a necessidade de organização da classe trabalhadora para garantir comida, água, moradia, transporte, educação, saneamento, cultura e tudo o que lhe foi negado.

Segundo Vera Lúcia, o PSTU está lançando com o Polo Socialista e revolucionário do País, um programa que responde a realidade que a classe trabalhadora vive no Brasil.

Pré-candidata Vera Lúcia cumpre agenda em Teresina (Divulgação)

"Temos mais de 120 milhões de pessoas que não têm comida em casa, num País que é um dos maiores produtores de alimentos", disse, destacando também o alto índice de desemprego e muitas pessoas que trabalham em situação bastante precarizada. "Inclusive com trabalho escravo em vários lugares e a soma do trabalho em condições análoga ao da escravidão é superior ao tempo da própria escravidão", explica.

Leia Mais

O projeto para sociedade brasileira, segundo Vera Lúcia, é tirar dos grandes bilionários do País para resolver problemas de milhões que estão no desemprego, em condições de trabalho extremamente precarizadas e passando fome.

"Precisamos garantir o direito a poucas liberdades que ainda dispomos, como o direito de manifestação, organização e possibilidade de poder expressar nosso pensamento. Isso requer grande esforço para colocar fora o governo Bolsonaro. Mas ao mesmo tempo, temos a tarefa de responder essa realidade dramática da classe trabalhadora brasileira", diz.

Organização da classe trabalhadora

De acordo com a pré-candidata, derrotar Bolsonaro através da eleição não significa acabar com o bolsonarismo. "Isso requer organização do conjunto da classe trabalhadores, dos oprimidos da cidade, do campo. Essa é uma luta política para desbaratar esse setor que vem se organizando que é extremamente nocivo à classe trabalhadora, aos negros, às mulheres, aos indígenas, aos aposentados e à juventude sem perspectiva".

Ela afirma que o bolsonarismo surge para garantir os interesses econômicos dos setores da burguesia, que são os grandes latifundiários, as mineradoras, as madeireiras e os bancos que estão por trás desse sistema.

"Derrotar Bolsonaro requer, antes de mais nada, derrotar o bolsonarismo e isso não se faz numa só eleição como propõe Lula abraçado com a burguesia, com setores da direita e do centrão que durante todo esse tempo tem governado junto com Bolsonaro", explica.

Desafios do Partido

Vera Lúcia enumera as dificuldades do PSTU e argumenta que a eleição no Brasil é a expressão da falta de democracia. "Não temos o mesmo tempo de televisão das grandes candidaturas, não temos os mesmos recursos. Somos da classe trabalhadora, parte dos nossos candidatos e ativistas trabalham e tem toda sua energia sugada pelo trabalho", diz.

Segundo Vera Lúcia, o PSTU vai fazer campanha presencial e apelando para as redes sociais. "Aproveitando os momentos de qualquer veículo que nos abrem para ter a oportunidade de dizer que acessem nossas redes sociais, leiam nosso projeto e programa, que discuta conosco, debata e leve onde puder os nossos projetos e propostas para classe trabalhadora", afirma.

Para Vera Lúcia, o presidente Bolsonaro tem todo controle sobre a Petrobras, pois o Governo é o maior acionista ordinário da empresa e não precisa, sequer, dos outros acionistas para adotar medidas para conter o preço do combustível. "Ele não resolve porque não quer enfrentar os acionistas da Petrobras, especialmente os internacionais", disse.



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES