No Piauí, 179 cidades mantêm ensino remoto nas escolas públicas

Relatório do TCE traça um panorama da educação no Estado em tempos de pandemia.

TCE divulgou um relatório sobre a educação nos municípios do Piauí | Álvaro Henrique
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

Por Francy Teixeira

Em alusão ao Dia Internacional da Educação, celebrado nesta quarta-feira (28), o Tribunal de Contas do Estado do Piauí (TCE-PI) divulgou um novo levantamento da área, em que traça um panorama das atividades pedagógicas que foram realizadas pelos municípios no exercício de 2020, durante a pandemia. Ao todo, dos 224 municípios, somente cinco não responderam ao estudo, são eles: Beneditinos, Bonfim do Piauí, Joca Marques, Palmeirais e Rio Grande do Piauí.

Nesse âmbito, o diagnóstico também aponta os caminhos do ensino ao longo de 2021, em tal demonstrativo, entre os 219 municípios que responderam, 179 redes de ensino informaram que adotam ou adotarão para o retorno das aulas o modelo não presencial, enquanto 39 optaram pelo modelo híbrido e somente 01 pelo modelo presencial. Ou seja, a maioria dos prefeitos segue optando por manter as aulas apenas no regime virtual. 

Outro dado relevante no levantamento realizado pela Divisão de Fiscalização da Educação do TCE-PI é que 210 redes municipais de ensino ofertaram atividades pedagógicas de forma não presencial no ano de 2020. Assim, somente 09 mantiveram o formato presencial ao longo do ano passado. 

TCE divulgou um relatório sobre a educação nos municípios do Piauí (Foto: Álvaro Henrique)

“Dentre as redes de ensino que declararam ofertar atividades pedagógicas não presenciais no ano letivo de 2020, observou-se a adoção de várias estratégias ou ferramentas, seja de forma isolada ou em conjunto. A principal estratégia utilizada pelas redes municipais foi a distribuição de material impresso (apostilas), que foi adotada por 206 municípios. À exceção de quatro municípios, todos os demais adotaram essa estratégia”,  sinalizou a auditora de controle externo, Caroline Leite, chefe da Divisão de Fiscalização da Educação.

De acordo com o TCE, dentre as redes que ofertaram atividades não presenciais, 95,71% informaram que ofertaram essas atividades a todos os seus alunos, garantindo a universalidade de acesso; 93,81% confirmaram que efetivaram o controle individualizado da participação dos alunos e 93,33% implementaram avaliação de aprendizagem, o que corresponde à análise de como e em que medida as competências estão sendo apreendidas pelos alunos, possibilitando a identificação de déficit de aprendizagem e, com isso, o redirecionamento e redimensionamento das abordagens pedagógicas.

francyteixeira@meionorte.com



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES