No Piauí 223 cidades farão parte do comitê gestor do rio Parnaíba

O evento aconteceu nesta sexta-feira na Alepi

FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

A Comissão de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável, presidida pelo deputado federal Átila Lira (PSB) em conjunto com a Comissão de Defesa do Consumidor e do Meio Ambiente, presidida pelo deputado estadual Pablo Santos (PMDB), promoveram nesta manhã (13), o Seminário Gestão Hídrica no Estado do Piauí: Situação atual da criação do Comitê da Bacia do Rio Parnaíba e sistema estadual de saneamento básico.

 O deputado Pablo Santos (PMDB) fez a abertura do evento que discutirá os problemas ambientais sofridos pelo rio Parnaíba que transpassa 223 municípios do Piauí , 39 municípios do Maranhão e 19 do Ceará. Segundo o parlamentar, no Piauí apenas 20 municípios possuem algum sistema de esgotamento sanitário. “É extremamente necessário uma reversão da situação com uma mobilização maior dos gestores e sociedade, segundo dados do IBGE 71% dos municípios brasileiros não possuem saneamento básico, as estatísticas apontam que 10.395 cidades não respeitam a lei do saneamento básico”, lamenta. 

Parlamentares, gestores municipais de meio ambiente, órgãos governamentais, entidades não governamentais, acadêmicos, especialistas e sociedade do Piauí, Maranhão, Ceará e Pará participaram da reunião.

Para o propositor do debate, deputado Átila Lira, o encontro foi idealizado na perspectiva de encontrar uma solução para a situação atual do rio, uma vez que é notória a degradação provocada também pela omissão dos setores público e privado.

 “Nós estamos sentindo a degradação e colaborando. As mudanças climáticas são efeitos desta omissão, a exemplo a falta de água no estado de São Paulo e os desastres ambientais. É uma questão de engajamento coletivo. Tenho uma visão pragmática em relação a situação, precisamos agir rapidamente.”, afirma. Átila Lira também festejou o momento, que considera de grande importância, pelo fato dos estados do Piauí, Ceará e Maranhão estarem imbuídos no propósito de consolidar o processo de criação de uma agência gerenciadora acima dos governos e com interesses coletivos. “Temos que viver de forma integrada e com políticas comuns”, disse. 

 O governador do Piauí, Wellington Dias, agradeceu o empenho do deputado Átila Lira e a Comissão e Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável, pela iniciativa de promover o debate percorrendo o Brasil. Durante o discurso destacou a importância da Comissão trabalhar o marco regulatório para a bacia do Parnaíba de forma mais incisiva e assumiu o compromisso de em 2016 trabalhar para acelerar o zoneamento ecológico, econômico e ambiental do Piauí. Welligton Dias também falou da 2ª etapa para a revitalização da bacia do Rio Parnaíba e dos rios que nele deságua.

“Em muitos municípios o projeto de revitalização já está concluído”, disse. As principais competências do Comitê são: aprovar o Plano de recursos Hídricos da bacia, arbitrar conflitos pelo uso da água, em primeira instância administrativa e sugerir os fatores da cobrança pelo uso da água. 

 



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES