No Piauí, bolsas federais para pesquisa no exterior caem 97%

No ano inicial foram 85 concessões contra apenas duas registradas na última amostra

|
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

Em três anos, o número de bolsas concedidas por meio do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq) para pesquisas no exterior apresentou uma queda de 97% no Piauí. Sem os dados consolidados do ano passado, o comparativo foi feito de 2015 a 2017. No ano inicial foram 85 concessões contra apenas duas registradas na última amostra do painel.

Com o bloqueio de verbas na educação, a preocupação de muitos entes é que as bolsas sejam afetadas também neste ano, principalmente aquelas concedidas pelas instituições federais. Para se ter uma ideia, entre 2015 e 2017 a queda de bolsas no país foi de 20,2%, tomando como base apenas às vinculadas ao CNPq.

A atualização mais recente das bolsas CNPq ocorreu em janeiro do ano passado, em 2015 foram 1.262 bolsas no Piauí, em 2017 foram apenas 874.

Cabe indicar que o órgão do Governo Federal tem como objetivo a promoção e formação de recursos humanos visando o desenvolvimento do país, sendo considerado primordial para as instituições, nisso, tem como público alvo jovens de ensino médio e superior, em nível de pós-graduação, interessados em atuar na pesquisa científica, e especialistas para atuarem em Pesquisa e Desenvolvimento (P&D) nas empresas e centros tecnológicos.

Também cabe esclarecer que as bolsas são concedidas diretamente pelo CNPq ou por instituições de ensino e pesquisa para as quais o CNPq destina quotas de bolsas.

Hora do Povo



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES