No Piauí, mulheres ocupam só 12% das Prefeituras e 13% das vagas na Alepi

Na Assembleia Legislativa do Piauí, na eleição de 2022 foram eleitas quatro mulheres, o mesmo índice da legislatura passada.

Na Assembleia Legislativa do Piauí, na eleição de 2022 foram eleitas quatro mulheres, o mesmo índice da legislatura passada. | Reprodução/Divulgação
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

Mesmo com os avanços, a paridade na política ainda está distante em todo o país e no Piauí.  Em âmbito estadual, por exemplo, dos 224 municípios, apenas 28 são comandados por mulheres; um índice que representa 12,5% do total, num recorte bem similar ao encontrado nacionalmente (12%). 

O levantamento feito com base nos dados da Justiça Eleitoral considera o mandato 2021-2024; no entanto, caso se observe o cenário no quadriênio anterior o número era ainda menor: apenas 21 mulheres eleitas.

Leia Mais

Quadro mostra o cenário das mulheres na política piauiense (Foto: Reprodução TV Jornal)Na Câmara Federal, infelizmente, não houve um avanço na representatividade feminina no Piauí; saindo de quatro eleitas em 2018 para somente uma no ano passado, no caso a petista Rejane Dias, que renunciou ao mandato para assumir a vaga de conselheira de Tribunal de Contas do Estado do Piauí (TCE-PI). No Brasil, houve um crescimento de 18%, saltando de 77 deputadas eleitas em 2018, para 91 em 2022; no entanto, a participação das mulheres no Legislativo federal ainda é baixa; elas ocupam apenas 17,7% das cadeiras da Casa.

Mulheres nas Prefeituras brasileiras (Foto: Reprodução do Censo das Prefeitas, do Instituto Alziras)Por sua vez, no Senado, o Piauí voltou a ter uma representante mulher: Jussara Lima, que assumiu após Wellington Dias (PT) se licenciar para assumir o Ministério do Desenvolvimento Social (MDS).

Já no Governo do Piauí observou-se um avanço; com o novo secretariado nomeado pelo governador do Piauí, Rafael Fonteles, o Estado atualmente é o 8° no ranking de participação feminina. Quase um terço dos cargos de primeiro escalão têm como ocupantes mulheres.

Por fim, na Assembleia Legislativa do Piauí, na eleição de 2022 foram eleitas quatro mulheres, o mesmo índice da legislatura passada, o que representa 13,3% do total de cadeiras, um número ainda considerado baixo, tendo em vista que o eleitorado feminino é majoritário no Estado e no país. Ao longo da história do Legislativo Local, somente 24 mulheres foram eleitas deputadas. 

As deputadas já eleitas na Assembleia (Foto: Alepi)



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES