No Piauí, presidente da OAB critica Lava Jato e cita 'legado negativo'

José Alberto Simonetti foi homenageado na OAB Piuaí e também recebe o título de cidadania piauiense.

Beto Simonetti com o presidente e vice-presidente da OAB Piauí | Meio Norte
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

O presidente nacional da Ordem dos Advogados do Brasil, José Alberto Simonetti, visitou nesta quinta-feira, 5, a sede da OAB Piauí, onde recebeu homenagem.

Presidente nacional da OAB, Beto Simonetti durante coletiva Foto: Divulgação´-Assessoria

Na coletiva, ele falou da Operação Lava Jato tem críticas de boa parte da advocacia brasileira por e deixou um legado muito negativo para o País e explicou que os métodos e ferramentas processuais penais usadas no ordenamento jurídico brasileiro foram mal utilizados durante a operação.

Presidente nacional da OAB, Beto Simonetti durante coletiva (Meio Norte)

"O Brasil foi testemunha de que houve um alinhamento malicioso entre o ambiente no sistema de justiça  ao tentar desprestigiar não só  a advocacia brasileira, mas como a cidadania brasileira, o estado democrático de direito por violar princípios norteadores da Constituição”, explicou.

Sobre a operação, ele explicou que no Sistema Processual Penal Brasileiro, o Ministério Público e a advocacia atuam como partes. O MP promove a acusação e o a advocacia promove a defesa daqueles que são denunciados pelo ente ministerial. 

“Naquele momento ficou evidente para o País que houve uma malicioso alinhamento  entre o MP e o juiz que estava conduzindo a operação Lava Jato e isso ofendeu diretamente a defesa e o contraditório, a capacidade e a oportunidade de promover a defesa que pudesse ser apreciada de forma isenta e o Supremo Tribunal Federal reconheceu que houve essa maledicência na condução da Operação Lava-Jato e os prejuízos são fortes. A partir dessa Operação houveram inúmeras narrativas, grandes empresas brasileiras foram levadas à bancarrota, muitos empregos foram perdidos por conta de tudo isso e agora temos que fazer um grande resgate para que isso não volte a ocorrer no Brasil”, diz.

Democracia 

Simonetti afirma que o Brasil tem uma democracia consolidada e os momentos de ruptura foram experimentados no País. “Certamente os ânimos foram acirrados, vimos isso até poucos dias atrás a permanência desses levantes nas ruas do Brasil. Há ainda uma divisão, polarização que aparentemente se arrefece e é isso que a OAB tem buscado, a pacificação da sociedade a partir da advocacia brasileira que faz chegar a cada cidadão a necessidade de pacificação. Nunca tive temos de que o Brasil viveria mais uma vez a ruptura democrática”, declarou, enfatizando que a Ordem esteve presente e fez questão de representar a Ordem durante todo o processo que se passou para que o País pudesse ter a segurança e a garantia de que a democracia brasileira seria preservada.

Título de cidadania

Sobre o título de cidadania piauiense concedido pela Assembleia Legislativa, por iniciativa do deputado Henrique Pires, ele disse que ser uma honra tornar-se cidadão piauiense e considerou que o título é um up grade  em sua vida.

Ele ressaltou ser uma honra estar no Piauí, estado que vem há mais de décadas, tem muitos amigos que o ajudaram muito na caminhada até chegar à Presidência do Conselho Federal.

Relação com novo governo

Questionado sobre a nova gestão de Governo, Beto Simonetti ressaltou que o sentimento é de esperança e explicou que a OAB não tem alinhamento com Governo.  

"Temos diálogo.  Somos presentes no cotidiano do Brasil e buscamos diálogo para alcançarmos pautas que são caras à advocacia e atendam a cidadania brasileira.  Não temos compromisso de alinhamento com nenhum governo.  Apoiamos a Constituição do Brasil, a advocacia e a cidadania brasileira", ressaltou.

Projetos da OAB

Simonetri falou dos projetos que tem para o Piauí, como a interiorização da Ordem e citou a inauguração de mais uma subseção importante na cidade de Picos.



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES