No Piauí, Simone Tebet diz que Lula lançará novo PAC, mas com outro nome

Simone Tebet pontuou que está cumprindo a missão atribuída pelo presidente Lula para que faça um PPA alinhado ao povo brasileiro

Ministra Simone Tebet na Plenária do PPA Participativo | Francisco Gilásio
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

A Plenária piauiense do Plano Plurianual Participativo (PPA) da gestão Lula ocorreu nesta sexta-feira, 26 de janeiro, no Centro de Convenções de Teresina. Contando com a presença dos ministros Wellington Dias (Desenvolvimento Social), Simone Tebet (Planejamento) e Márcio Macêdo (Secretaria Geral da Presidência), o evento teve como objetivo elencar as ações prioritárias para os piauienses no projeto que será encaminhado até o final de agosto. 

Na ocasião, Tebet pontuou que está cumprindo a missão atribuída pelo presidente Lula para que faça um PPA alinhado ao povo, dando as diretrizes para que o pobre seja incluído no Orçamento. Ademais, anunciou que Lula lançará o novo Programa de Aceleração do Crescimento (PAC), mas que ele terá outro nome, admitindo que nem tudo poderá ser incluído, prospectando uma visão realista da iniciativa. 

"Nós não temos dinheiro para os próximos três anos colocar em prática todos os programas que a população brasileira quer e que os governadores querem. Mas, será possível fazer muita coisa, porque além do planejamento participativo, o presidente Lula vai apresentar ao Brasil um novo PAC em uma parceria com a iniciativa privada para, por exemplo, escoar a produção do Piauí como o milho, o Porto que eu sei que vocês têm condições de ter aqui e que encurta distâncias e gera dinheiro”, disse.

O ministro da Secretaria-Geral da Presidência, Márcio Macêdo, disse que o Planejamento está sendo construído para ter a cara do povo brasileiro.

"Estamos trabalhando para que o planejamento não seja apenas uma peça técnica, e sim um planejamento que tivesse a cara do povo brasileiro, a participação da nossa gente e é isso que estamos fazendo".

Ministro Márcio Macêdo Foto: Ravenna Lages

Rafael Fonteles quer emprestar modelo do Orçamento Participativo do PI à gestão Lula

O governador do Piauí, Rafael Fonteles (PT), recepcionou nesta sexta-feira, 26 de maio, os ministros Wellington Dias (Desenvolvimento Social), Simone Tebet (Planejamento) e Márcio Macêdo (Secretaria Geral da Presidência) na plenária do Plano Plurianual (PPA Participativo), realizada no Centro de Convenções de Teresina (CCT). Na ocasião, o líder do Executivo piauiense explicitou que apresentará o modelo do Orçamento Participativo do Piauí para a gestão do presidente Luiz Inácio Lula da Silva.  

No Piauí, somente nesse ano, serão R$ 50 milhões alocados no Orçamento Participativo, que é coordenado pelo secretário de Planejamento, Washington Bonfim (PSB).

"Já havia conversado com a ministra (Tebet) no almoço, mas vou levar em detalhes o Orçamento Participativo", disse o governador.  

Fonteles ainda enalteceu a iniciativa da gestão federal, pontuando que durante o Governo de Jair Bolsonaro o "diálogo não existia". 

Nesse âmbito, Tebet reverberou que o Piauí está 'a frente', pois a União está tratando de um Planejamento Participativo, o que é um pontapé inicial, mas que o Orçamento Participativo em âmbito federal é mais complexo. 

"O Estado do Piauí já está a frente porque está falando de Orçamento Participativa. Vamos apresentar esse projeto no 31 de agosto. Ele vai direcionar todos os programas, ações. (...) É muito mais simples fazer um Orçamento Participativo num município, num Estado, do que no Governo Federal", disse.  



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES