No Senado, Wellington apresenta propostas para crescimento do país

Governador proferiu palestra em Brasília, nesta terça-feira (13)

FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

Nesta terça-feira (13), o governador Wellington Dias proferiu no Senado Federal, em Brasília, uma palestra durante o lançamento da Frente Parlamentar em Defesa dos Bancos Públicos. Na ocasião, ele apresentou propostas para o crescimento do Brasil, que atualmente passa por um momento delicado na economia e na política.

Para Wellington, as alternativas devem ser norteadas por três eixos: crescimento da economia, geração de empregos e proteção às camadas mais pobres. Isso se daria, principalmente, por meio do controle das despesas para que possa haver a ampliação de investimentos em infraestrutura, produção e serviços.

“É necessário que a União tome a decisão de se fazer andar um conjunto de obras e ações (são 25 mil em todo o país) que vão desde a construção de uma unidade básica de saúde a um sistema de água. Em outros lugares, obras mais estruturantes como a Ferrovia Transnordestina e rodovias, como a BR’s-235. Isso garantiria a criação de 1 milhão e 100 mil empregos no Brasil, sendo cerca de 70 mil apenas no Piauí, o que gera mais consumo e uma condição de aceleração do crescimento”, destaca Dias.

Dentre os pontos abordados pelo governador na palestra, estão o controle das despesas públicas e o combate à sonegação fiscal. “É importante que haja um novo olhar sobre a Lei de Responsabilidade Fiscal, tendo como meta alcançar o mínimo de 10% de capacidade de investimento em 15 anos. Já o combate à sonegação seria feito por meio de medidas preventivas e para recuperação, além da securitização das dívidas ativas”, atentou.

O chefe do executivo estadual também destacou a necessidade da Reforma Política. Para tanto, ele defende o fim da Coligação Proporcional, o voto em lista, o fim da reeleição, o mandato de 8 anos para o Senado e de 4 anos para outros cargos, a unificação das eleições, além do financiamento público de campanha e financiamento de pessoa física limitado até 5% da renda anual e teto por pessoa.

No evento, Wellington Dias ainda debateu sobre o crescimento Acumulado do PIB; PIB PIAUÍ; a evolução da relação entre Dívida Consolidada Líquida (DCL) e Receita Corrente Líquida (RCL); mantimento de reservas em moeda estrangeira; pacto pelo Emprego Legal; controle da inflação e redução dos juros; crise Institucional; turismo; déficit da previdência dos estados.



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES