“No jogo, que começa agora, os pessimistas já entram perdendo“, diz Dilma em pronunciamento

A Copa do Mundo começa nesta quinta-feira (12). O jogo de abertura será em São Paulo, entre Brasil e Croácia

Dilma durante pronunciamento na TV | Reprodução/ Youtube
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

A presidente Dilma Rousseff afirmou nesta ter?a-feira (10), em pronunciamento em rede nacional de TV sobre a Copa do Mundo que os "pessimistas" em rela??o ? organiza??o do Mundial j? entram ?perdendo? com o in?cio do evento.

A Copa do Mundo come?a nesta quinta-feira (12). O jogo de abertura ser? em S?o Paulo, entre Brasil e Cro?cia. Ao longo da prepara??o para a Copa, a organiza??o do evento foi alvo de cr?ticas em raz?o de atrasos em obras e de recursos destinados pelo Banco Nacional de Desenvolvimento Econ?mico e Social (BNDES) ? constru??o dos est?dios.

?No jogo, que come?a agora, os pessimistas j? entram perdendo. Foram derrotados pela capacidade de trabalho e a determina??o do povo brasileiro, que n?o desiste nunca?, disse a presidente durante o pronunciamento. Segundo a presidente, os "pessimistas", que ela n?o nomeou, previram que est?dios e aeroportos n?o ficariam prontos e que haveria racionamento de energia. "Chegaram tamb?m ao rid?culo de prever uma epidemia de dengue na Copa em pleno inverno, no Brasil!", disse. Apesar disso, Dilma afirmou que as contas da Copa "est?o sendo analisadas, minuciosamente, pelos ?rg?os de fiscaliza??o". "Se ficar provada qualquer irregularidade, os respons?veis ser?o punidos com o m?ximo rigor", declarou. Ela destacou, como em outras ocasi?es, que as obras de amplia??o dos aeroportos e de mobilidade urbana n?o se deram em raz?o da Copa, mas, sim, em meio ? oportunidade de aproveitar o evento para assegurar ? popula??o melhores condi?es de vida.

?Constru?mos, ampliamos ou reformamos aeroportos, portos, avenidas, viadutos, pontes, vias de tr?nsito r?pido e avan?ados sistemas de transporte p?blico. Fizemos isso, em primeiro lugar, para os brasileiros. Tenho repetido que os aeroportos, os metr?s, os BRTs e os est?dios n?o voltar?o na mala dos turistas. Ficar?o aqui, beneficiando a todos n?s?, disse.

?Al?m de servir ao futebol, ser?o est?dios multiuso. V?o funcionar tamb?m, como centros comerciais, de neg?cios e de lazer, e palcos de shows e festas populares?, afirmou. Sa?de e educa??o A presidente voltou a rebater acusa?es de que o governo federal destinou recursos da sa?de e da educa??o para a constru??o dos est?dios. Dilma comparou gastos com as arenas com o que o governo investiu nos dois setores nos ?ltimos anos.

Ela disse respeitar opini?es de que os recursos da Copa deveriam ter sido destinados ? educa??o e ? sa?de, mas que n?o concorda com esses posicionamentos e que trata-se de ?falso dilema? Segundo Dilma, desde 2010, quando come?aram as obras dos est?dios, at? 2013, o governo federal e as prefeituras investiram R$ 1,7 trilh?o em educa??o e sa?de ? os est?dios custaram cerca de R$ 8 bilh?es. ?Ou seja, no mesmo per?odo, o valor investido em educa??o e sa?de no Brasil ? 212 vezes maior que o valor investido nos est?dios?, afirmou. Dilma defendeu que se olhe ?os dois lados da moeda? porque, segundo ela, Copa n?o representa somente gastos, mas ?traz receitas para o pa?s?. A presidente afirmou que as institui?es p?blicas v?o garantir a liberdade de manifesta??o durante a Copa e coibir ?excessos e radicalismos? de qualquer esp?cie. "Sem derrotismo" Segundo ela, para que o resultado da Copa seja ?completo?, ? fundamental que os brasileiros tenham conhecimento de tudo o que aconteceu, ?sem falso triunfalismo, mas tamb?m sem derrotismo ou distor?es."

Dilma voltou a afirmar que os turistas estrangeiros ser?o recebidos de forma generosa e calorosa, da mesma maneira como, segundo a presidente, os brasileiros foram recebidos em outros pa?ses que sediaram a maior competi??o de sele?es do mundo. Durante o pronunciamento, a presidente disse que a Copa dever? ser usada como instrumento contra o racismo e pela paz, inclus?o, toler?ncia, diversidade e di?logo. ?Tenho certeza de que, nas 12 cidades-sede, os visitantes ir?o conviver com um povo alegre, generoso e hospitaleiro, e se impressionar com um pa?s cheio de belezas naturais e que luta, dia a dia, para se tornar menos desigual?, disse. Mensagem ? sele??o Dilma reservou parte do pronunciamento para uma mensagem ? sele??o brasileira e ? comiss?o t?cnica, comandada pelo treinador Luiz Felipe Scolari. A presidente afirmou que a sele??o representa a nacionalidade do pa?s e que est? acima de governos, partidos e interesses de qualquer grupo. ?Por isso, voc?s merecem que um dos legados desta Copa seja, tamb?m, a moderniza??o da nossa estrutura do futebol e das rela?es que regem nosso esporte. (...) O povo brasileiro ama e confia em sua sele??o?, afirmou. ?ntegra Leia abaixo a ?ntegra do pronunciamento da presidente. Minhas amigas e meus amigos, A partir desta quinta-feira, os olhos e os cora?es do mundo estar?o voltados para o Brasil, acompanhando a maior Copa da hist?ria.

Pelo menos 3 bilh?es de pessoas v?o se deixar fascinar pela arte das 32 melhores sele?es de futebol do planeta. Para o Brasil, sediar a Copa do Mundo ? motivo de satisfa??o, de alegria e de orgulho. Em nome do povo brasileiro, sa?do a todos que est?o chegando para esta que ser?, tamb?m, a Copa pela paz e contra o racismo; a Copa pela inclus?o e contra todas as formas de viol?ncia e preconceito; a Copa da toler?ncia, da diversidade, do di?logo e do entendimento. A Sele??o Brasileira ? a ?nica que disputou todas as Copas do Mundo realizadas at? hoje. Em todos os pa?ses, sempre fomos muito bem recebidos. Vamos retribuir, agora, a generosidade com que sempre fomos tratados, recebendo calorosamente quem nos visita. Tenho certeza de que, nas 12 cidades-sede, os visitantes ir?o conviver com um povo alegre, generoso e hospitaleiro, e se impressionar com um pa?s cheio de belezas naturais e que luta, dia a dia, para se tornar menos desigual. Amigos de todo o mundo: cheguem em paz! O Brasil, como o Cristo Redentor, est? de bra?os abertos para acolher todos voc?s. Brasileiras e Brasileiros, Para qualquer pa?s, organizar uma Copa ? como disputar uma partida suada - e muitas vezes sofrida.

Com direito a prorroga??o e disputa nos p?naltis. Mas o resultado e a celebra??o final valem o esfor?o. O Brasil venceu os principais obst?culos e est? preparado para a Copa, dentro e fora do campo. Para que esta vit?ria seja ainda mais completa ? fundamental que todos os brasileiros tenham uma no??o correta de tudo que aconteceu. Uma vis?o sem falso triunfalismo, mas tamb?m sem derrotismo ou distor?es. Como se diz na linguagem do futebol: treino ? treino, jogo ? jogo. No jogo, que come?a agora, os pessimistas j? entram perdendo. Foram derrotados pela capacidade de trabalho e a determina??o do povo brasileiro, que n?o desiste nunca. Os pessimistas diziam que n?o ter?amos Copa porque n?o ter?amos est?dios. Os est?dios est?o a?, prontos. Diziam que n?o ter?amos Copa porque n?o ter?amos aeroportos. Praticamente, dobramos a capacidade dos nossos aeroportos. Eles est?o prontos para atender quem vier nos visitar; prontos para dar conforto a milh?es de brasileiros. Chegaram a dizer que iria haver racionamento de energia. Quero garantir a voc?s: n?o haver? falta de luz na Copa, nem depois dela. O nossos sistema el?trico ? robusto, ? seguro, porque trabalhamos muito para isso. Chegaram tamb?m ao rid?culo de prever uma epidemia de dengue na Copa em pleno inverno, no Brasil! Al?m das grandes obras f?sicas e da infraestrutura, estamos entregando um sistema de seguran?a capaz de proteger a todos, capaz de garantir o direito da imensa maioria dos brasileiros e dos nossos visitantes que querem assistir os jogos da Copa.

Estamos entregando, tamb?m, um moderno sistema de comunica??o e transmiss?o que re?ne o que h? de mais avan?ado em tecnologia, incluindo redes de fibra ?tica e equipamentos de ?ltima gera??o, em todas as 12 sedes. Minhas amigas e meus amigos, A Copa apressou obras e servi?os que j? estavam previstos no Programa de Acelera??o do Crescimento, o PAC. Constru?mos, ampliamos ou reformamos aeroportos, portos, avenidas, viadutos, pontes, vias de tr?nsito r?pido e avan?ados sistemas de transporte p?blico. Fizemos isso, em primeiro lugar, para os brasileiros. Tenho repetido que os aeroportos, os metr?s, os BRTs e os est?dios, n?o voltar?o na mala dos turistas. Ficar?o aqui, beneficiando a todos n?s. Uma Copa dura apenas um m?s, os benef?cios ficam para toda vida. Os novos aeroportos n?o eram necess?rios apenas para receber os turistas da Copa. Com o aumento do emprego e da renda, o n?mero de passageiros mais que triplicou nos ?ltimos dez anos: de 33 milh?es em 2003, saltamos para 113 milh?es de passageiros no ano passado, e devemos chegar a 200 milh?es em 2020. Por isso, precis?vamos modernizar nossos aeroportos para, acima de tudo, melhorar o dia-a-dia dos brasileiros que, cada vez mais, viajam de avi?o. Agora tamb?m temos est?dios modernos e confort?veis, de Norte a Sul do pa?s, ? altura do nosso futebol e dos nossos torcedores. Al?m de servir ao futebol, ser?o est?dios multiuso: v?o funcionar tamb?m, como centros comerciais, de neg?cios e de lazer, e palcos de shows e festas populares. Minhas amigas e meus amigos, Tem gente que alega que os recursos da Copa deveriam ter sido aplicados na sa?de e na educa??o.

Escuto e respeito essas opini?es, mas n?o concordo com elas. Trata-se de um falso dilema. S? para ficar em uma compara??o: os investimentos nos est?dios, constru?dos em parte com financiamento dos bancos p?blicos federais, e em parte com recursos dos governos estaduais e das empresas privadas, somaram 8 bilh?es de reais. Desde 2010, quando come?aram as obras dos est?dios, at? 2013, o governo federal, os estados e munic?pios investiram cerca de 1 trilh?o e 700 bilh?es de reais em educa??o e sa?de. Repito, 1 trilh?o e 700 bilh?es de reais. Ou seja : no mesmo per?odo, o valor investido em educa??o e sa?de no Brasil ? 212 vezes maior que o valor investido nos est?dios. Vale lembrar, ainda, que os or?amentos da sa?de e da educa??o est?o entre os que mais cresceram no meu governo. ? preciso olhar os dois lados da moeda. A Copa n?o representa apenas gastos, ela traz tamb?m receitas para o pa?s. ? fator de desenvolvimento econ?mico e social. Gera neg?cios, injeta bilh?es de reais na economia, cria empregos. De uma coisa n?o tenham d?vida: as contas da Copa est?o sendo analisadas, minuciosamente, pelos ?rg?os de fiscaliza??o. Se ficar provada qualquer irregularidade, os respons?veis ser?o punidos com o m?ximo rigor. Minhas amigas e meus amigos, O Brasil que recebe esta Copa ? muito diferente daquele pa?s que, em 1950, recebeu sua primeira Copa. Hoje, somos a 7a economia do planeta e lideres, no mundo, em diversos setores da produ??o industrial e do agroneg?cio.

Nos ?ltimos anos, nosso pa?s promoveu um dos mais exitosos processos de distribui??o de renda, de aumento do n?vel de emprego e de inclus?o social. Reduzimos a desigualdade em n?veis impressionantes, levando, em uma d?cada, 42 milh?es de pessoas ? classe m?dia e retirando 36 milh?es de brasileiros da mis?ria. Somos tamb?m um pa?s que, embora tenha passado h? poucas d?cadas por uma ditadura, tem hoje uma democracia jovem, din?mica e pujante. Desfrutamos da mais absoluta liberdade e convivemos com manifesta?es populares e reivindica?es que nos ajudam a aperfei?oar, cada vez mais, nossas institui?es democr?ticas. Institui?es que nos respaldam tanto para garantir a liberdade de manifesta??o como para coibir excessos e radicalismos de qualquer esp?cie.

Meus queridos jogadores e querida Comiss?o T?cnica, Debaixo da camisa verde-amarela, voc?s materializam um poderoso patrim?nio do povo brasileiro. A Sele??o representa a nacionalidade. Est? acima de governos, de partidos e de interesses de qualquer grupo. Por isso, voc?s merecem que um dos legados desta Copa seja, tamb?m, a moderniza??o da nossa estrutura do futebol e das rela?es que regem nosso esporte. O Brasil precisa retribuir a voc?s, e a todos os desportistas, tudo o que voc?s t?m feito por nosso povo e por nosso pa?s. O povo brasileiro ama e confia em sua Sele??o. Estamos todos juntos para o que der e vier. Viva a Paz! Viva a Copa! Viva o Brasil! Obrigada e Boa Noite.

?

?



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES