Nordeste estuda a criação de uma Força Integrada de Segurança

Câmara Técnica vai discutir proposta de trabalho que inclui discussões em subgrupos com representação de todos os Estados.

Coronel Rubens Pereira | Divulgação
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

A segurança pública é uma das Câmaras Temáticas do Consórcio Nordeste, coordenada pelo secretário de Segurança do Piauí, Coronel Rubens da Silva Pereira, que nesta semana, junto com o secretário Executivo Carlos Gabas, vai discutir uma proposta de trabalho que inclui discussões em subgrupos com representação de todos os Estados, envolvendo temas como atuação de facções e a busca de alternativas como a possibilidade da criação de uma Força Integrada Regional.

Segundo o coronel Rubens, a instalação da Câmara Temática, de iniciativa do governador Wellington Dias, é uma alternativa indispensável nesse momento e trata também de um sistema de proteção das fronteiras e divisas, utilizando-se de tecnologia como câmeras de captação de placas de veículos e imagens que acionem automaticamente as ações e medidas preventiva dentro do sistema. 

Coronel Rubens Pereira é secretário de Segurança do Piauí 

Segundo o coronel Rubens, os entes federados que participam do Consórcio poderão unir esforços, recursos humanos e equipamentos para realização de operações e apoio em investigações e perícias. Ele afirma ainda ser necessário convidar universidades para também ajudar com pesquisas e estudos que estão sendo realizados por cientistas para compreender o fenômeno da violência no contexto das facções que vem preocupando a todos. 

O secretário Rubens Pereira citou o Observatório, em Fortaleza (CE), formado por estudiosos de segurança. "Precisamos entender como agem, como funciona internamente e como essa rede interage para que possamos estabelecer, com segurança, as políticas públicas, com as quais com certeza, não se restringem a apenas ações policiais", explica.



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES