mais
Baixe o nosso APLICATIVO
ESCOLHA A LOJA ABAIXO: Google Play AppStore

Nordeste estuda a criação de uma Força Integrada de Segurança

Câmara Técnica vai discutir proposta de trabalho que inclui discussões em subgrupos com representação de todos os Estados.

A segurança pública é uma das Câmaras Temáticas do Consórcio Nordeste, coordenada pelo secretário de Segurança do Piauí, Coronel Rubens da Silva Pereira, que nesta semana, junto com o secretário Executivo Carlos Gabas, vai discutir uma proposta de trabalho que inclui discussões em subgrupos com representação de todos os Estados, envolvendo temas como atuação de facções e a busca de alternativas como a possibilidade da criação de uma Força Integrada Regional.

Segundo o coronel Rubens, a instalação da Câmara Temática, de iniciativa do governador Wellington Dias, é uma alternativa indispensável nesse momento e trata também de um sistema de proteção das fronteiras e divisas, utilizando-se de tecnologia como câmeras de captação de placas de veículos e imagens que acionem automaticamente as ações e medidas preventiva dentro do sistema. 

Coronel Rubens Pereira é secretário de Segurança do Piauí Coronel Rubens Pereira é secretário de Segurança do Piauí 

Segundo o coronel Rubens, os entes federados que participam do Consórcio poderão unir esforços, recursos humanos e equipamentos para realização de operações e apoio em investigações e perícias. Ele afirma ainda ser necessário convidar universidades para também ajudar com pesquisas e estudos que estão sendo realizados por cientistas para compreender o fenômeno da violência no contexto das facções que vem preocupando a todos. 

O secretário Rubens Pereira citou o Observatório, em Fortaleza (CE), formado por estudiosos de segurança. "Precisamos entender como agem, como funciona internamente e como essa rede interage para que possamos estabelecer, com segurança, as políticas públicas, com as quais com certeza, não se restringem a apenas ações policiais", explica.

Tópicos

comentários

Central do usuário

Login pelas Redes Sociais

Nunca postaremos nada em seu nome


Login por e-mail

Use sua conta cadastrada por e-mail

Não tem conta no meionorte.com?

Cadastre-se

Desbloquear Notificações

Como desbloquear notificações

Na barra de endereço, clique no cadeado e em Notificações escolha a opção permitir, como na imagem abaixo

desbloqueio de notificação push

Você precisa verificar a sua conta, acesse o seu e-mail