“O que não pode é se assustar com a política”, diz Lula na Fiesp

Presidnete diz que o governo precisa “jogar” e negociar com o Legislativo.

Lula diz que é na política que são resolvidos grandes embates | Marcelo Camargo/Agência Brasil
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

presidente Luís Inácio Lula da Silva (PT) disse que vê  o embate entre o Congresso e a ministra Marina Silva (Rede) como "normal". Nesta quinta-feira, 25, ele minimizou a crise gerada pela MP (medida provisória) de reorganização da Esplanada dos Ministérios, que esvaziou a política ambiental da atual gestão e declarou que o governo tem que "jogar" e negociar com o Legislativo.

Ele destacou a importância de não se assustar com a política e ressaltou que o governo precisa agora "jogar" e negociar com o Legislativo. Em sua conta no Twitter, o presidente declarou que há "dias que a gente acorda com notícias parecendo que o mundo acabou. Eu fui ler as notícias hoje, na verdade, tudo parecia normal. Uma comissão do congresso querendo mexer numa estrutura de governo que é difícil de mexer", disse. 

"Agora que começou o jogo. O que a gente não pode é se assustar com a política. Quando a sociedade se assusta com a política e começa a culpar a classe política, o resultado é infinitamente pior. É na política que se tem as soluções dos grandes e pequenos problemas do país".

As declarações de Lula surgiram após o Congresso ter enfraquecido o Ministério do Meio Ambiente por meio de alterações em uma medida provisória aprovada por uma comissão mista composta por deputados e senadores. Essas mudanças na estrutura governamental fortaleceram o centrão e reduziram o poder de Marina.

Lula afirmou que, até então, o governo estava conseguindo transmitir sua visão sobre a administração do país. No entanto, a comissão no Congresso decidiu fazer alterações, o que ele considerou quase impossível de ocorrer, já que geralmente é o próprio governo que realiza mudanças na estrutura do governo. Agora, segundo ele, é necessário iniciar um jogo e dialogar com o Congresso para realizar a governança necessária.

O presidente ressaltou que é importante não se assustar com a política, alertando que quando a sociedade se assusta e culpa a classe política, os resultados costumam ser piores. Ele enfatizou que, apesar de suas falhas, é por meio da política que são encontradas soluções para os grandes e pequenos problemas do país.

Lula comentou que ao ler as notícias recentes, teve a impressão de que o mundo estava acabando, com manchetes sobre sua derrota no Congresso e o fim de ministérios. No entanto, ao analisar mais detalhadamente, ele percebeu que as situações eram comuns no contexto político. "Vivemos momentos de muitas contradições, e temos uma contradição que não depende da nossa vontade", disse ela nesta quinta. "Temos que resistir e vamos resistir", completou.

As declarações foram feitas durante um evento na Fiesp em comemoração ao Dia da Indústria, onde Lula estava acompanhado pelo ministro da Fazenda, Fernando Haddad (PT), e pelo vice-presidente, Geraldo Alckmin (PSB), que é responsável pela pasta do Desenvolvimento, Indústria, Comércio e Serviços. Também estavam presentes o presidente do Senado, Rodrigo Pacheco (PSD-MG), o presidente da Fiesp, Josué Gomes da Silva, e o presidente do BNDES, Aloizio Mercadante.



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES