OAB entra com ação contra governo Bolsonaro por “desmonte cultural”

Lei Rouanet: Entidade afirma desmonte da cena cultural do país por parte do governo federal

Protocolado na 1ª Vara Federal de Brasília | Divulgação
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

A OAB Nacional entrou com uma ação civil pública contra a União na terça-feira (11), com o argumento de que o governo promove um desmonte da cena cultural do país, se concentrando na Lei Rouanet . As informações são da Folha de S. Paulo .

O pedido lista uma série de ações de servidores federais tomadas nos últimos meses e que, de acordo com a OAB, vem causando um desmantelamento do principal mecanismo federal de incentivo às artes do país. Entre as ações mencionadas, estão, por exemplo, a não publicação do edital que seleciona novos membros da Comissão Nacional de Incentivo à Cultura (CNIC), que analisa projetos inscritos na lei para captação de recursos e está suspensa no momento.

No pedido, a entidade também afirma que a realização de lives cristãs com o Secretário Especial de Cultura, Mario Frias, e o de fomento, Poricúncula, mostram um "nítido direcionamento na aprovação de projetos".

O pedido lista uma série de ações de servidores federais tomadas nos últimos meses (Foto: Divulgação)

A ação foi protocolada na 1ª Vara Federal de Brasília e tem como objetivo "desobstruir o processamento da lei", segundo mensagem distribuída em um grupo de Whatsapp por Ricardo Bacelar, presidente da Comissão de Arte e Cultura da OAB Nacional, na qual a Folha teve acesso. "Como vocês todos sabem, são muitas ilegalidades perpetradas com o objetivo de paralisar o sistema de fomento da cultura, impulsionadas por uma guerra ideológica extremista", afirma Bacelar na mensagem.

O presidente da comissão também pede que os dirigentes de entidades culturais entrem no processo para aumentar a representatividade da demanda e que a classe artística acompanhe a ação. 

A OAB pede urgência no processo e cobra eficiência e produtividade dos órgãos públicos federais ligados à cultura, principalmente da pasta coordenada por Mario Frias e suas entidades vinculadas.



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES