OAB pode ir ao STF buscando indicação de piauiense ao STJ

Na lista está o piauiense Roberto Freitas que teve três votos nas três votações do STJ

FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

O impasse para a escolha do novo membro do Superior Tribunal de Justi?a

(STJ) permanece porque o tribunal manteve a posi??o sobre o processo de vota??o da lista de seis nomes encaminhada pela Ordem dos Advogados do Brasil.

O Plen?rio do STJ deveria selecionar tr?s nomes na lista para formar a lista tr?plice a ser encaminhada ao presidente Lula, que escolheria o novo ministro do STJ. Na lista est? o nome do piauiense Roberto Gon?alves de Freitas Filho, que teve tr?s votos nas 3 vota?es realizadas pelo plen?rio do STJ no dia 12 de fevereiro.

Na ocasi?o, n?o houve votos suficientes para nenhum dos nomes indicados constar na lista tr?plice. O impasse permanece porque o STJ resolveu na ?ltima quinta-feira manter a devolu??o da lista s?xtupla ? Ordem dos

Advogados do Brasil.

Sobre o assunto, o secret?rio-geral da OAB Piau?, Sigrefroi Moreno, disse que h? tr?s alternativas para resolver o impasse. Uma delas seria entrar com a??o no Supremo Tribunal Federal para obrigrar o STJ a escolher os tr?s nomes da lista da OAB, a segunda seria enviar os seis nomes selecionados pela OAB ao presidente Lula e a terceira seria mandar o nome dos tr?s mais votados ao presidente.

?Diante do ineditismo h? v?rias hip?teses, como mandara lista dos seis ao presidente Lula ou a lista dos tr?s mais votados no STJ ou mesmo recorrer ao STF para pedir a forma??o da lista tr?plice?, explicou.

O presidente nacional da OAB, Cezar Britto, convocou para o pr?ximo dia 28 reuni?o do Col?gio de Presidentes de Seccionais da OAB para definir o ingresso de mandado de seguran?a no STF contra a decis?o dos ministros do STJ, de n?o votar a lista com os nomes da entidade para ocupar uma vaga na Corte. Para Sigrefoi Moreno a situa??o ? absolutamente in?dita e o impasse foi estabelecido pela falta de interpreta??o do regimento do STJ.

?Regimentalmente eles devem votar at? algu?m atingir a vota??o m?nima?, relatou. A reuni?o da OAB foi marcada porque o STJ anunciou a convoca??o do Pleno, no pr?ximo dia 6 de maio, para eleger os nomes dos desembargadores e membros do Minist?rio P?blico que poder?o preencher as vagas dos ministros Pe?anha Martins, H?lio Quaglia Barbosa e Raphael de Barros Monteiro Filho.



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES