Obama, esperança contra a frustração

Obama, esperança contra a frustração

FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

H? apenas tr?s meses, poucos duvidavam da indica??o de Hillary Clinton ? presid?ncia dos Estados Unidos. Hoje, muito poucos t?m essa certeza. A elei??o norte-americana vai sendo tomada por um sentimento, o da esperan?a, natural em um pa?s que se viu imerso na decep??o e, principalmente, na incerteza quanto ao futuro.

Esse sentimento, t?o comum na pol?tica brasileira, de vez em quando atravessa a hist?ria dos Estados Unidos. Kennedy e Carter foram filhos desse tipo desentimento. No in?cio da d?cada de 60, o mundo buscava novos horizontes, aprofundar as transforma?es que os anos 50 iniciaram. JFK personificou o sonho de um novo mundo. Em 76, Carter era a perspectiva de superar a frustra??o, a revolta e a vergonha da Guerra do Vietn? e do esc?ndalo Watergate.

Outra vez os Estados Unidos est?o em meio a um sentimento de frustra??o e vergonha (onde a guerra do Iraque ? a parte mais vistosa). Para piorar, t?m a perspectiva de dias dif?ceis na ?rea econ?mica, no rastro da crise hipotec?ria e de uma d?vida p?blica que bate o teto. Isto ?, h? um recha?o ao presente e graves incertezas quanto ao futuro. Uma dura quebra na imagem de fortaleza econ?mica t?o cuidadosamente alimentada.

? onde Obama Barak aparece, como s?mbolo de esperan?a de novos rumos. Nunca os jovens norte-americanos participaram t?o intensamente de pr?vias eleitorais. E o grosso da juventude tem referendado o nome do senador negro. A chance de Obama ser o candidato democrata cresce na mesma medida em que aumenta na popula??o o desejo de mudan?a. Mas n?o uma simples mudan?a de um democrata por um republicado, ou ao contr?rio. O cidad?o est? indo mais al?m e buscando mudan?a mais substantiva.

Hillary quis apropriar-se do desejo de mudan?a. Abra?ou esse discurso no primeiro enfrentamento das prim?rias. Perdeu. Da?, tratou de priorizar o discurso da seguran?a - tem mais experi?ncia que Obama. O novo rumo deu algumas importantes vit?rias ? ex-primeira dama. Mas as ?ltimas semanas t?m mostrado que isso pode ser insuficiente. Hoje, o senador negro parece termais chances de ?xito que a senadora por Nova Iorque.

O fato de ser negro ? um sinal evidente de que sua elei??o ? um novo rumo. Mas tamb?m seria no caso de Hillary, uma mulher. O fundamental mesmo ? que Obama oferece um discurso muito mais amplo que o posicionamento ?tnico: apresenta uma id?ia de novo pa?s, ainda que n?o fique muito claro que pa?s ser? esse. E, ao fim e ao cabo, traz junto a esperan?a de novos rumos que Hillary - que j? esteve por oito anos no centro do poder - n?o pode oferecer.

E a esperan?a ? sem d?vida um b?lsamo para as pessoas premidas pela dureza do presente e as incertezas do futuro. No slogan de campanha, Obama ? cristalino: Mudan?a, n?s podemos acreditar. O apelo publicit?rio est? batendo no cora??o de boa parte dos norte-americanos.



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES