Obras para alfandegamento da ZPE Parnaíba serão inauguradas em fevereiro

Obras para o alfandegamento da ZPE Parnaíba serão inauguradas em fevereiro, anuncia presidente da ZPE e Investe Piauí

ZPE de Parnaíba | Divulgação
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

A Zona de Processamento de Exportação do Estado do Piauí, a ZPE Parnaíba, estará com toda a sua infraestrutura concluída até a metade de fevereiro de 2022, com o cumprimento das exigências da Receita Federal para o alfandegamento. A garantia do governo do Estado do Piauí foi transmitida pelo presidente da empresa pública Investe Piauí e da Companhia Administradora da ZPE Parnaíba, economista Victor Almeida. 

Como parte da programação de inauguração, será realizado dentro da ZPE Parnaíba o IV Fórum Brasileiro de ZPEs com foco na troca de experiências entre gestores e investidores e no fomento da cultura exportadora. A inauguração da ZPE piauiense está prevista para acontecer na tarde no dia 14 de fevereiro em cerimônia presidida pelo governador Wellington Dias.

“Os últimos investimentos na ZPE Parnaíba são da ordem de R$ 8 milhões oriundos do caixa do governo do Estado do Piauí”, informou Victor Almeida, ressaltando que a ZPE representa um investimento estadual de mais de R$ 50 milhões desde o início das suas obras. Sobre a etapa de investimentos que será inaugurada em fevereiro de 2022, o presidente da ZPE informou que se trata de um volume suficiente para a conclusão do processo de alfandegamento, a partir de quando as empresas ali instaladas poderão operar de acordo com o novo Marco Legal das ZPEs brasileiras.

ZPE de Parnaíbapassou por importantes reformas 

“Nós assumimos no dia 04 de abril desse ano, e de lá para cá realizamos todas as licitações, contratações necessárias para a conclusão do que é exigido pela Receita Federal, pelo CZPE e pelo Ministério da Economia; não há nada pendente da parte do Governo do Estado do Piauí para o alfandegamento da ZPE Parnaíba”, assegurou.

Nesta última etapa de implantação da ZPE foram realizadas obras importantes como reforma de todos os prédios, aquisição e implantação de balança rodoviária no “gate” (portão) de acesso e saída da área alfandegada, gerador de energia de grande capacidade, torres autoportantes para suporte aos setores de tecnologia da informação e vigilância, implantação de sistemas de vídeo-monitoramento e data-center, cercamento e colocação de piso intertravado na área de despacho aduaneiro, entre outras obras necessárias ao alfandegamento.

Sobre o IV Fórum de ZPEs, que acontecerá nos dias 14 e 15 de fevereiro dentro da programação de inauguração da ZPE Parnaíba, Vitor Almeida ressaltou que será um importante resgate, pois o evento bienal teve a sua última edição em 2013, tendo permanecido em compasso de espera do novo Marco Legal das ZPEs que só passou a vigorar recentemente. O Fórum objetiva discutir temas ligados ao funcionamento das ZPEs e sobre a indústria exportadora e o comércio exterior.



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES