“Opinião pública não preocupa”, afirma Paulo Duque

O peemedebista também disse não temer uma eventual cobrança da população

"Opinião pública não preocupa", diz Paulo Duque | Divulgação
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

O presidente do Conselho de Ética do Senado, Paulo Duque (PMDB-RJ), afirmou nesta quinta-feira (16) que não está preocupado com a repercussão de suas decisões no comando do colegiado que deve julgar três denúncias contra o presidente da Casa, José SArney (PMDB-AP). "Não estou preocupado com isso. A opinião pública é muito volúvel. Ela flutua", declarou Duque.

O peemedebista também disse não temer uma eventual cobrança da população, caso o conselho arquive as denúncias contra Sarney. "Não temo ser cobrado por nada. Quem faz a opinião pública são os jornais, tanto que eles estão acabando", ironizou Duque.

Nesta quarta-feira (15), depois de uma manobra da bancada do PMDB, os integrantes do colegiado elegeram Paulo Duque para comandar o conselho. Na oportunidade, Duque, que é colega de bancada de Sarney, foi questionado se o conselho teria independência para julgar, de maneira isenta, o presidente do Senado. O peemedebista respondeu: "Não existe independência total na política."

O peemedebista foi eleito depois que o senador Antônio Carlos Valadares (PSB-SE) decidiu deixar o colegiado. Valadares havia sido indicado pelo PT, mas acabou tendo o nome vetado pelo grupo ligado ao líder do PMDB, Renan Calheiros (AL).

Diante da manobra do PMDB que assegurou o comando do conselho a Duque, o líder do PT, Aloizio Mercadante (SP), divulgou nota nesta quarta para afirmar que o partido não terá responsabilidade pelas ações que o peemedebista possa vir a adotar no comando do colegiado.

?A responsabilidade pelo desdobramento quanto à presidência do Conselho de Ética, no que se refere à base, passa a ser inteiramente da bancada do PMDB?, registrou Mercante no texto.

O líder petista ainda disse que o bloco de apoio do governo havia indicado Valadares para presidir o conselho e que a escolha ?foi precedida de ampla consulta a praticamente todas as lideranças da Casa, incluindo da oposição, sendo bem acolhida por todos?.

O Conselho de Ética é composto de 15 membros e estava paralisado desde março. Na composição atual, a base do governo tem 10 cadeiras. A oposição conta com cinco.



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES