Oposição admite diálogo para votar a CPMF

Oposição admite diálogo para votar a CPMF

FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

Satisfeita com o afastamento por 45 dias de Renan Calheiros (PMDB-AL) da presid?ncia do Senado, a oposi??o admite que o di?logo com o governo foi retomado, mas promete colocar obst?culos para adiar ao m?ximo a vota??o da emenda constitucional que prorroga at? 2011 a Contribui??o Provis?ria sobre Movimenta??o Financeira (CPMF). Cautelosa, a base governista sabe que n?o ser? f?cil garantir os 49 votos necess?rios para a vit?ria.

PSDB e DEM concordam que o clima no Senado est? mais ameno, mas demonstram n?o haver consenso em rela??o ? atua??o na vota??o da PEC. Enquanto os democratas sinalizam com uma oposi??o branda, os tucanos preferem uma atua??o mais rigorosa.

O l?der do DEM no Senado, Jos? Agripino (RN), afirma que os 14 senadores da bancada do partido n?o v?o entrar em obstru??o, mas pretendem exigir o respeito aos prazos regimentais, por exemplo, as cinco sess?es entre a vota??o do primeiro com o segundo turno da emenda constitucional.

Para o l?der do DEM, a situa??o do governo, sempre desconfort?vel no Senado, em nada mudou. "A sa?da do Renan da presid?ncia do Senado significa que o governo correu atr?s do preju?zo. O governo estava no negativo do negativo. Mas n?o modifica nada em rela??o ? CPMF. A vota??o estava travada. Destravou. Mas n?o melhorou numericamente. E nem vai correr mais r?pido. O Senado volta a andar, mas em ritmo regimental", afirmou Jos? Agripino.

O senador ?lvaro Dias (PSDB-PR) disse que a sa?da de Renan abre caminho para se votar a CPMF, mas recha?a qualquer acordo pela aprova??o. E admite a hip?tese de obstruir a vota??o da emenda. Entre os instrumentos previstos pela obstru??o est?o os pedidos de adiamento da vota??o, os longos discursos em plen?rio, o esvaziamento do plen?rio, que evita o quorum m?nimo necess?rio para uma vota??o.

"N?o vamos impedir que uma mat?ria seja deliberada, mas especialmente em rela??o ? CPMF, a obstru??o pode ser adotada", disse o senador tucano. "A CPMF ? um imposto perverso, um confisco. Era um imposto provis?rio que se tornou permanente. N?o podemos permitir que ele seja prorrogado", acrescentou.



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES