Oposição desiste de obstrução e aceita votar Orçamento

O acordo para permitir a votação do Orçamento foi conduzido pelo senador Francisco Dornelles (PP-RJ)

FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

A oposi??o desistiu de fazer obstru??o e ir? participar da vota??o do Or?amento na tarde desta quarta-feira (12), no Congresso Nacional. A sess?o come?ou por volta das 15h30. L?deres do PSDB e do DEM chegaram a anunciar a inten??o de atrapalhar a vota??o, mas recuaram ap?s a press?o dos governadores e um novo acordo sobre a lei Kandir com a base aliada.

Como repres?lia ao que consideram manobra na vota??o da TV P?blica, a oposi??o decidiu direcionar sua obstru??o para as Medidas Provis?rias. ?O Or?amento ? uma mat?ria de outro tipo. Vamos cobrar mudan?as nas MPs?, disse o presidente do PSDB, senador S?rgio Guerra (PE).

O acordo para permitir a vota??o do Or?amento foi conduzido pelo senador Francisco Dornelles (PP-RJ) em interlocu??o com a l?der do governo no Congresso, Roseana Sarney (PMDB-MA), e o deputado Gilmar Machado (PT-MG).

Mas nem todos os ajustes foram realizados por integrantes do Congresso. Os governadores, sobretudo da oposi??o, tamb?m participaram do processo. ?Conversamos com o Dornelles e com os governadores?, admitiu Guerra. A press?o dos governadores se deve ao apertado calend?rio eleitoral, que impede a celebra??o de conv?nios com a Uni?o a partir de julho.

Lei Kandir

No acordo de m?rito fechado nesta quarta, foi recomposto o montante de recursos destinados ? lei Kandir diretamente do Or?amento. A compensa??o para estados exportadores era de R$ 5,3 milh?es, mas havia a inten??o de reduzir esse valor para atender a agricultura e o Judici?rio.

Pelo acordo, n?o ser? tocado nos recursos da lei Kandir para atender a essas demandas e se mant?m a expectativa de aumentar os recursos para a compensa??o dos estadospor meio do excesso de arrecada??o.

Apesar de sair da obstru??o, a oposi??o cobra qu?rum do governo e diz que s? votar? ap?s ter sido registrada a presen?a na vota??o de 41 senadores e 257 deputados da base aliada.

Obstru??o a MPs

Ao desistir de obstruir o Or?amento, a oposi??o direcionou sua retalia??o ao governo nas Medidas Provis?rias. Os l?deres de DEM e PSDB est?o indignados com a manobra feita pelo governo para aprovar a MP da TV P?blica nessa madrugada no Senado. Para permitir a vota??o, o l?der do governo no Senado, Romero Juc? (PMDB-RR) apresentou parecer pela rejei??o de outra MP que trancava a pauta.

Como resposta, a oposi??o garante obstru??o a todas as MPs na C?mara e no Senado a partir de agora. Segundo o l?der do PSDB na C?mara, Jos? An?bal (SP), somente ap?s a mudan?a nas regras para a edi??o desse tipo de projeto a oposi??o voltar? a votar. O l?der do DEM na C?mara, ACM Neto (BA), reitera a posi??o: ?N?o votamos nenhuma MP enquanto n?o mudar o tr?mite?.

A C?mara tem uma comiss?o especial que discute a altera??o do tr?mite dessas medidas. O relat?rio preliminar do deputado Leonardo Picciani (PMDB-RJ) prop?s o fim do trancamento de pauta, como deseja a oposi??o. O projeto tem de ser aprovado pela comiss?o e em duas vota?es no plen?rio da C?mara para depois seguir ao Senado.

Juc? e Garibaldi

Al?m da obstru??o ?s MPs, a oposi??o est? tamb?m reticente quanto ? interlocu??o pol?tica com Juc? e com o presidente do Senado, Garibaldi Alves (PMDB-RN). O l?der do PSDB no Senado, Arthur Virg?lio (AM), chegou a afirmar que n?o haveria mais di?ologo com Juc? e Garibaldi.

O presidente do partido, no entanto, foi mais cauteloso. S?rgio Guerra afirmou estar descontente com a atitude de ambos, mas abriu espa?o para o entendimento. O presidente tucano afirmou que ir? cobrar de Garibaldi mais espa?o para discursos da oposi??o nas sess?es em plen?rio.



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES