Oposição se retira do plenário do Senado em protesto contra manobra de Renan

Oposição se retira do plenário do Senado em protesto contra manobra de Renan

|
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

Parlamentares da oposi??o se retiraram hoje do plen?rio do Senado em protesto contra a decis?o do senador Renan Calheiros (PMDB-AL) de adiar para ter?a-feira reuni?o da Mesa Diretora da Casa Legislativa. DEM e PSDB chegaram a amea?ar que n?o participariam mais de sess?es plen?rias enquanto Renan estiver na presid?ncia do Senado mas depois voltaram atr?s.

Da tribuna, o senador Arthur Virg?lio (PSDB-AM) disse que n?o faz sentido a retirada do plen?rio virar uma "t?tica permanente" contra Renan. "Temos nossos compromissos com o pa?s e nossa morada aqui na tribuna. Daqui, vamos dizer o que a massa precisa ouvir", afirmou.

No total, sete senadores da oposi??o deixaram o plen?rio e se reuniram na lideran?a do PSDB para discutir a conduta do PSDB, DEM e PDT nos pr?ximos dias. A oposi??o insiste que Renan se afaste da presid?ncia do Senado at? que o Conselho de ?tica conclua as investiga?es sobre o peemedebista.

Por quase duas horas, parlamentares da base aliada do governo e da oposi??o fizeram cr?ticas a Renan no plen?rio do Senado. O peemedebista preferiu ouvir o bombardeio de seu gabinete, pr?ximo ao plen?rio, mas n?o compareceu para responder ?s acusa?es.

Alguns senadores chegaram a bater boca no plen?rio com posi?es contr?rias sobre a conduta de Renan. Os senadores Wellington Salgado (PMDB-MG), Almeida Lima (PMDB-SE) e In?cio Arruda (PC do B-CE) foram os poucos que sa?ram em defesa de Renan. "N?s temos que nos ater pura e simplesmente ao processo do Conselho de ?tica", criticou Arruda.

A l?der do PT no Senado, Ideli Salvatti (SC), cobrou calma dos parlamentares nas discuss?es sobre o presidente da Casa. "N?o se pode transformar o plen?rio do Senado em ringue, em clima de guerra. ? preciso ter calma. ? necess?rio baixar a temperatura", defendeu.

A Folha Online apurou que o presidente do Senado espera que o recesso parlamentar, que ter? in?cio no dia 18 de julho, vai acalmar os ?nimos dos senadores o que abre caminho para permanecer no cargo.

Renan j? admite a interlocutores que perdeu o apoio da maioria dos senadores. Se o Conselho de ?tica decidisse hoje pela sua cassa??o, o peemedebista teme n?o ter n?mero suficiente no plen?rio do Senado para derrubar a sua perda de mandato.

Clima quente

O clima esquentou no plen?rio depois que o senador Ti?o Viana (PT-AC), vice-presidente do Senado, anunciou a decis?o de Renan de adiar a reuni?o da Mesa para ter?a-feira. O presidente do Senado havia fechado acordo com a oposi??o para reunir a Mesa nesta quinta-feira, o que provocou os protestos.

A Mesa vai decidir se encaminhar? ? Pol?cia Federal pedido do Conselho de ?tica para realizar nova per?cia nos documentos de Renan. Com o atraso da reuni?o, a oposi??o acusa o peemedebista de ganhar tempo para manobrar contra a per?cia da PF em seus documentos.



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES