Osmar Serraglio afirma que não mudará cúpula da Polícia Federal

Serraglio foi nomeado por Temer como ministro da Justiça no dia 23

FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

Na véspera de assumir o Ministério da Justiça, o deputado Osmar Serraglio (PMDB-PR) afirmou nessa segunda-feira (6) que não pretende fazer mudanças na cúpula da Polícia Federal, corporação subordinada à pasta e responsável por conduzir as investigações da operação Lava Jato.

Ao ser questionado sobre o tema enquanto circulava pela Câmara dos Deputados, o futuro ministro chegou a brincar dizendo que trocaria o diretor geral da PF, Leandro Daiello, nos próximos 15 dias, porque ele estava interferindo demais nos rumos da operação Lava Jato. Diante da reação de incredulidade dos repórteres, Serraglio riu e afirmou que não seria "maluco" de fazer isso. A cerimônia de posse do ministro da Justiça está marcada para as 15h30 desta terça-feira (7).

Serraglio afirmou que ainda está definindo a sua equipe. Segundo o peemedebista, o secretário executivo da pasta, José Levi Mello do Amaral, que está como ministro interino, será mantido no cargo e um nome de São Paulo, indicado pelo advogado criminalista Antônio Claudio Mariz de Oliveira, será o novo secretário de Segurança Pública. Mariz é amigo do presidente Michel Temer e deverá assumir um cargo de assessor especial do Palácio do Planalto para orientar a atuação do governo sobre o tema.

Funai

O futuro ministro afirmou também que ainda vai analisar se mantém ou não o novo presidente da Fundação Nacional do Índio (Funai), Antônio Fernandes Toninho Costa, indicado para o cargo em janeiro. O órgão é subordinado ao Ministério da Justiça.

Serraglio, integrante da bancada ruralista da Câmara, foi o relator da Proposta de Emenda à Constituição (PEC) 215, de 2010, que prevê que a demarcação de terras indígenas e quilombolas tem de passar pelo Congresso, em vez de depender apenas do Executivo "Essa é uma questão delicada", limitou-se a dizer o futuro ministro.

Pressão

Serraglio foi nomeado por Temer como ministro da Justiça no último dia 23. Desde que o presidente escolheu o então titular da pasta Alexandre de Moraes para assumir uma cadeira no Supremo Tribunal Federal (STF) - em substituição ao ministro Teori Zavascki, que morreu em janeiro em um acidente aéreo -, a bancada do PMDB na Câmara dos Deputados pressionava o governo para ficar com o comando do Ministério da Justiça.



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES