Para Sarney, Planalto deve ter ‘maior cuidado’ ao editar MPs

Para o peemedebista, ‘sendo possível’, governo deve usar projeto de lei.

José Sarney | Reprodução da web
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

Um dia após o Senado ter derrubado a medida provisória que pretendia estabelecer punições mais rígidas à violação de sigilo fiscal de contribuintes, o presidente da Casa, José Sarney (PMDB-AP), afirmou nesta quarta-feira (16) que o Planalto deveria ?tomar maior cuidado? ao usar o instrumento da MP e priorizar projetos de lei na hora de enviar temas para apreciação do Congresso.

?O governo [deveria] tomar maior cuidado de, sendo possível mandar projeto de lei [para discussão no Congresso], não usar as MPs?, afirmou Sarney.

Questionado se o arquivamento da matéria seria um protesto dos senadores à quantidade de MPs editadas pelo governo da presidente Dilma Rousseff, Sarney minimizou o impasse afirmando que as MPs é que são um problema: ?Acho que o problema são as MPs e esse problema já se arrasta desde a Constituição de 1988. [A MP] É um erro que a Constituição de 1988 cometeu.?

Para Sarney, as MPs causaram um problema, em um país de regime presidencial, que seria a confusão entre as atribuições dos poderes Executivo e Legislativo: ?Algumas providências que eram do Executivo passaram a ser do Congresso e o Executivo também passou a legislar.?

O presidente do Senado defendeu a aprovação de uma Proposta de Emenda à Constituição para estabelecer um prazo de análise das matérias para a Câmara e para o Senado. ?Isso, evidentemente, tira o problema que está havendo de uma medida chegar aqui [no Senado] em um dia e ter de ser votada no outro?, argumentou Sarney.



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES