Paraná Pesquisas mostra aprovação e rejeição de Janja nas viagens com Lula

O maior índice de aprovação é na região Nordeste, em que mais de 74% apoiam o papel desempenhado pela primeira-dama.

Lula e Janja em viagem internacional | Ricardo Stuckert
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

Segundo um levantamento realizado pelo Instituto Paraná Pesquisas e divulgado nesta segunda-feira, 29 de maio, a maioria dos brasileiros aprova o papel político desempenhado por Janja Lula da Silva, a Primeira-Dama, bem como sua participação em viagens e reuniões políticas ao lado do Presidente Lula (PT).

De acordo com os resultados da pesquisa, 65% dos entrevistados concordam que essa é uma função adequada para uma Primeira-Dama, enquanto 35% discordam. Analisando por gênero, 58,2% dos homens apoiam a participação política de Janja, em contraste com 41,8% que não concordam. Já entre as mulheres, 71,1% veem como correto o envolvimento político da Primeira-Dama, enquanto 28,9% têm uma opinião contrária.

Leia Mais

Quando observamos as regiões do país, a pesquisa mostra que a maior aprovação vem do Nordeste, com 74,1% dos entrevistados apoiando o papel político de Janja, contra 25,9% que não concordam. Nas regiões Norte e Centro-Oeste, 61,6% concordam, enquanto 38,4% discordam. No Sudeste, a proporção fica em 62,4% a favor e 37,6% contra. Já na região Sul, 59,4% aprovam e 40,6% desaprovam.

A pesquisa foi realizada em todo o território nacional, abrangendo o eleitorado brasileiro, e contou com uma amostra de 2.023 eleitores. A coleta de dados foi feita por meio de entrevistas pessoais em 26 estados, no Distrito Federal e em 164 municípios brasileiros, entre os dias 16 e 21 de maio de 2023. Vale ressaltar que 20% das entrevistas foram auditadas simultaneamente durante a realização do levantamento, garantindo sua precisão.

A amostra representa o Brasil com um nível de confiança de 95% e uma margem de erro estimada de 2,2 pontos percentuais para os resultados gerais. Os dados mostram um panorama da opinião pública brasileira em relação ao papel político da Primeira-Dama Janja Lula da Silva e sua participação em atividades políticas ao lado do Presidente Lula.



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES