PEC do voto impresso será analisada no plenário da Câmara, anuncia Lira

Na quinta (5), os membros da comissão especial da PEC haviam rejeitado parecer favorável à impressão dos votos, elaborado pelo relator Filipe Barros (PSL-PR) por 23 votos a 11

Presidente da Câmara Arthur Lira | Divulgação
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

O presidente da Câmara dos Deputados, Arthur Lira (PP-AL), anunciou, nesta sexta-feira (6), em pronunciamento, que a PEC do voto impresso será levada para votação no plenário da Casa – mesmo após o relatório favorável ao texto ter sido rejeitado na comissão especial.

"Infelizmente, assistimos nos últimos dias [a] um tensionamento, quando a corda puxada com muita força leva os poderes para muito além de seus limites. A Câmara dos Deputados sempre se pauta pelo cumprimento do regimento e pela defesa da sua vontade, que é a expressão máxima da democracia", afirmou Arthur Lira durante pronunciamento.

"Pela tranquilidade das próximas eleições e para que possamos trabalhar em paz até janeiro de 2023, vamos levar, sim, a questão do voto impresso para plenário, onde todos os parlamentares eleitos legitimamente pela urna eletrônica vão decidir. E eu friso: foram eleitos todos pela urna eletrônica", prosseguiu.

Democracia

Ele reafirmou que vai continuar no caminho da institucionalidade e da defesa da democracia. "Para quem fala que a democracia está em risco, não há nada mais livre, amplo e representativo que deixar o plenário manifestar-se. Só assim teremos uma decisão inquestionável e suprema, porque o plenário é a nossa alçada máxima de decisão, a expressão da democracia, e vamos deixá-lo decidir", seguiu.

Presidente da Câmara, dos Deputados Arthur Lira durante pronunciamento | FOTO: Reprodução

No texto, o presidente da Casa disse que não fará qualquer movimento para romper a independência entre os poderes, e que o "botão amarelo" continua apertado.

"Repito: não contem comigo com qualquer movimento que rompa ou macule a independência e a harmonia entre os poderes. Ainda mais, como chefe do poder que mais representa a vontade do povo brasileiro. Esse é meu papel, e não fugirei jamais desse compromisso histórico e eterno", afirmou.

Arthur Lira afirmou, ainda, que "o plenário será o juiz dessa disputa que já foi longe demais".

Comissão rejeitou voto impresso

Na quinta (5), os membros da comissão especial da PEC haviam rejeitado parecer favorável à impressão dos votos, elaborado pelo relator Filipe Barros (PSL-PR) por 23 votos a 11. 

O colegiado deve se reunir novamente nesta sexta (6), a partir das 18h, para votar um parecer contrário à PEC. O procedimento é praxe: quando um parecer é rejeitado, um novo relator é acionado para produzir relatório em sentido contrário. O novo texto será feito pelo deputado Raul Henry (MDB-PE).

Comissão especial do voto impresso é extinta e discussão vai a plenário

Após o pronunciamento de Arthur Lira (PP-AL), que anunciou que levará a discussão do voto impresso (PEC 135/19) para ser avaliado pelo plenário na próxima semana, a comissão especial que debate o tema foi extinta. Ontem, o colegiado reprovou o relatório de Felipe Barros (PSL-PR), que se posicionava a favor do voto em papel.

Antes do encerramento da comissão especial, o colegiado votou o parecer alternativo do deputado Raul Henry (MPB-PE), contra o projeto do voto impresso. Foram 22 votos a favor do novo relatório contra 11 votos a favor da PEC.

Com informações do G1



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES