Pesquisa aponta empate técnico em SLZ

A primeira pesquisa Escutec/O Estado sobre o segundo turno das eleições em São Luís

|
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

A primeira pesquisa Escutec/O Estado sobre o segundo turno das elei?es em S?o Lu?s revela que o candidato do PCdoB, Fl?vio Dino, continua em franca ascens?o e j? est? empatado tecnicamente com o advers?rio do PSDB, Jo?o Castelo. O tucano tem 47,3% das inten?es de voto, contra 45,1% de Fl?vio Dino. Aplicando a margem de erro de 3 pontos percentuais, significa que Castelo poder? ter entre 44% e 50% dos votos e Fl?vio Dino entre 42% e 48%. A Escutec ouviu 807 eleitores na capital maranhense, entre os dias 7 e 9 deste m?s. O levantamento foi registrado no Tribunal Regional Eleitoral (TRE) sob o n?mero 9190/2008.

Na soma dos votos v?lidos ? quando s?o eliminados os votos nulos e os eleitores indecisos ?, a Escutec aferiu que Castelo teria 51,2% contra 48,8% de Fl?vio Dino. Apenas os votos v?lidos s?o usados na totaliza??o pela Justi?a Eleitoral. A diferen?a entre os dois candidatos ? de apenas 2,2 pontos percentuais dos votos totais e de 2,4% dos v?lidos, o que refor?a a afirma??o de rigoroso empate t?cnico.

A avalia??o da pesquisa Escutec mostra que a elei??o em S?o Lu?s deve ser decidida pelos eleitores indecisos, que neste segundo turno somam 5,6% do total. Outros 2% declaram votar nulo ou em branco. A tend?ncia de crescimento de Fl?vio Dino, no entanto, deve ser levada em conta, uma vez que o comunista, em apenas uma semana de campanha, praticamente tirou a vantagem de 8 pontos percentuais que o tucano imp?s no primeiro turno. At? agora, de acordo com o levantamento, os apoios obtidos por Castelo n?o conseguiram agregar votos ao concorrente do PSDB, j? que ele se mant?m com o mesmo percentual do segundo turno ? aplicando a margem de erro, pode-se afirmar que ele estagnou na m?dia de 45% e pode ter chegado ao seu teto eleitoral.

Desempenho

As campanhas de Castelo e de Fl?vio Dino mostram desempenho inversamente proporcional no decorrer da campanha. O tucano iniciou o primeiro turno com algo em torno de 70% das inten?es de voto, mais de 50 pontos acima do segundo colocado e com clara possibilidade de vencer a elei??o em 5 de outubro. ? medida que a disputa se aproximava do fim e o eleitorado passava a conhecer melhor os candidatos, ele foi perdendo votos e chegou ao dia da elei??o com apenas 8 pontos de vantagem sobre o segundo colocado. Sem chances de vencer em turno ?nico, como chegou a comemorar.

Fl?vio Dino, por sua vez, iniciou a disputa com apenas 4% de inten??o de votos, no in?cio de agosto, e ocupando a quarta coloca??o. A partir do in?cio do hor?rio eleitoral e da campanha de rua, o comunista n?o parou mais de crescer. Chegou a 7% em meados de agosto, 21% no in?cio de setembro e 27% a duas semanas do pleito. O resultado da elei??o mostrou que ele tinha ainda mais votos: chegou a 34% e garantiu vaga no segundo turno contra Castelo.



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES