Pesquisa Poder Data: Lula tem 43%, Bolsonaro 35% e Ciro Gomes 5%

Desistência de Doria não fez com que votos fossem para Simone Tebet, candidata da terceira via

Pesquisa Poder Data: Lula tem 43%, Bolsonaro 35% e Ciro Gomes 5% | Ascom
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

Pesquisa PoderData realizada de domingo de manhã até 3ª feira no início da noite (22-24.mai.2022) indica estabilidade na corrida pela presidência da República. O ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) pontuou 43%, e o presidente Jair Bolsonaro (PL), 35%. Estão nesse patamar há mais de 1 mês, estáveis, com variações mínimas e dentro da margem de erro. A senadora Simone Tebet (MDB-MS) marcou 2%. O anúncio da saída de Doria da disputa drenou os votos do tucano, mas neste 1º momento não foram herdados pela candidata agora quase predileta da chamada terceira via. As informações são do Rede Brasil Atual.

O ex-governador de São Paulo João Doria (PSDB) foi mantido no estudo porque só desistiu de concorrer por volta do meio-dia de 2ª feira (23.mai). Mas isso já foi suficiente para o tucano cair para 1% nas intenções de voto (ele pontuava de 2% a 4% em levantamentos anteriores). O efeito foi pequeno, segundo a pesquisa.

Ciro Gomes (PDT) pontuou 5%. É seguido pelo deputado André Janones (Avante-MG), com 3%. José Maria Eymael (DC-RS), que já foi candidato a presidente 5 vezes, tem 1% –mesmo percentual de Luciano Bivar (União Brasil).

Pesquisa Poder Data: Lula tem 43%, Bolsonaro 35% e Ciro Gomes 5% - Foto: Reprodução/Internet

O impacto real da saída de João Doria só poderá ser percebido em uma ou duas semanas, com uma pesquisa sem o nome do tucano e quando Simone Tebet já terá conseguido espaço na mídia para se apresentar como candidata de maneira mais assertiva. Isso, entretanto, também é algo incerto: o MDB tem várias alas e nem todas são a favor da senadora sul-mato-grossense.

O ex-governador vinha pontuando de 2% a 4% desde o início do ano. Tinha leve vantagem entre eleitores que votaram em Bolsonaro no 2º turno de 2018.

A pesquisa foi realizada pelo PoderData, empresa do grupo Poder360 Jornalismo, com recursos próprios. Os dados foram coletados de 22 a 24 de maio de 2022, por meio de ligações para celulares e telefones fixos. Foram 3.000 entrevistas em 301 municípios nas 27 unidades da Federação. A margem de erro é de 2 pontos percentuais. O intervalo de confiança é de 95%. O registro no TSE é BR-05638/2022. Confira a íntegra da pesquisa



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES