PF conclui que autor do pedido de CPI incitou atos antidemocráticos

O deputado André Fernandes (PL-CE) é um dos integrantes da CPI, indicado pelo PL e está sendo investigado pelo STF

Deputado federal André Fernandes (PL-CE) | MAXIMO MOURA/ALCE
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

O deputado André Fernandes (PL-CE), autor do requerimento de criação da CPI do Atos Golpistas, instalada nesta quinta-feira (25), no Congresso, foi apontado pela Polícia Federal por ter incitado atos antidemocráticos que resultaram na invasão e destruição das sedes dos Três Poderes, no dia 8 de janeiro deste ano. O parlamentar é um dos integrantes da CPI, indicado pelo PL e está sendo investigado pelo Supremo Tribunal Federal (STF) a pedido da Procuradoria-Geral da República (PGR) a partir de postagens feitas nas redes sociais.

Ao pedir a abertura do inquérito, a PGR viu incitação ao crime em postagens feitas por ele nas redes sociais, além de uma provocação contra o Estado Democrático de Direito. No dia 6 de janeiro, dois dias antes da invasão, Fernandes divulgou “ato contra governo Lula” na Praça dos Três Poderes, em Brasília, prevista para aquele fim de semana. No dia 8 de janeiro, depois que os atos haviam começado, Fernandes publicou imagem com porta de um armário com o nome do ministro Alexandre de Moraes, seguido da legenda: ‘Quem rir, vai preso’.

“Depreende-se que ele coadunou com a depredação do patrimônio público praticada pela turba que se encontrava na Praça dos Três Poderes e conferiu ainda mais publicidade a ela (tendo em vista o alcance das suas redes sociais) restando, portanto, demonstrada sua real intenção com aquela primeira postagem, que era a de incitar a prática delituosa acima citada”, dizem os investigadores.

A polícia ressaltou ainda que "o compartilhamento, pelo próprio investigado, das referidas imagens de destruição do patrimônio público contraria a sua fala de que no dia 08/01/2023, ainda durante os ataques, publicou na sua conta do Twitter que não compactuava com a depredação de patrimônio público”.

Os investigadores classificaram a conduta criminosa de “incitar, publicamente, a prática de crime, qual seja, de tentar, com emprego de violência ou grave ameaça, abolir o Estado Democrático de Direito, impedindo ou restringindo o exercício”.

Em depoimento à PF, o deputado afirmou que "a ocupação de prédios e a depredação de patrimônio não se trata de ação democrática" e que "em nenhum momento convidou, estimulou ou convocou manifestações em frente aos quartéis". O ministro Alexandre de Moraes, relator do caso, deu 15 dias para a PGR se manifestar sobre a conclusão da PF em relação à conduta do parlamentar.

Com informações do g1



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES