PF identificou depósitos em dinheiro vivo de Cid para Michelle Bolsonaro

De acordo com a investigação, a então primeira-dama Michelle Bolsonaro teria recebido depósitos em dinheiro vivo, realizados pelo ex-ajudante de ordens Mauro Cid

Mauro Cid tira celular do bolso de Jair Bolsonaro no Aeroporto de Guarulhos, em 2022 | Caio Rocha/iShoot/Agência O Globo
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

A Polícia Federal está investigando um esquema de desvio de recursos e rachadinha no Palácio do Planalto, que teria ocorrido durante a gestão de Jair Bolsonaro. De acordo com a investigação, a então primeira-dama Michelle Bolsonaro teria recebido depósitos em dinheiro vivo, realizados pelo ex-ajudante de ordens Mauro Cid. A defesa de Jair e Michelle Bolsonaro negou qualquer irregularidade e afirmou que todos os pagamentos foram feitos com recursos próprios.

A informação divulgada pelo UOL, publicou diálogos de Cid com assessoras de Michelle, nos quais ele demonstra preocupação com os pagamentos das despesas da primeira-dama, orientando que os gastos fossem realizados somente em dinheiro vivo para evitar acusações de rachadinha. A PF identificou uma empresa com contrato na Codevasf como origem de recursos transferidos a um integrante do Palácio do Planalto responsável pelo pagamento das despesas de Michelle.

A investigação encontrou sete comprovantes de depósitos em dinheiro vivo feitos por Cid, que foram encaminhados às assessoras da então primeira-dama. A PF identificou pagamentos de boletos para um irmão da ex-primeira-dama, que foram realizados com recursos da conta bancária de Jair Bolsonaro. Em outra ocasião, Cid se recusou a pagar o boleto do plano de saúde do irmão de Michelle, indicando que não era uma despesa da Presidência da República.

Leia Mais

Cid encaminhou a demanda para a equipe da Ajudância de Ordens sacar os recursos para pagamento do boleto, apesar de não se tratar de uma despesa da Presidência da República. A PF considera isso um indicativo do desvio de recursos do governo federal. Em outra troca de mensagens, Jair Bolsonaro orientou Cid a efetuar o pagamento de um boleto em dinheiro vivo para uma despesa hospitalar da tia de Michelle.

A equipe de defesa de Jair e Michelle Bolsonaro afirmou que os pagamentos referentes aos custos pessoais do casal foram feitos com recursos próprios, negando qualquer desvio de valores do Palácio do Planalto. A investigação ainda está em andamento e novas informações podem surgir. "A defesa reitera que pequenos fornecedores e/ou prestadores de serviços informais recebiam em espécie a fim de proteger a privacidade do ex-presidente, bem como evitar exposição desnecessária e riscos de fraudes", diz a nota.

"A defesa fará uma exposição detalhada de todos os custos, valores, saídas de recursos próprios do ex-presidente durante todo o período do mandato, nos 48 meses, a fim de evidenciar o quanto isso tudo se trata de uma perseguição política, com a apropriação e divulgação de vazamentos seletivos afim de constranger os envolvidos. A maneira como as informações são repassadas, o aparecimento de novas 'evidências' e a suspeição permanente evidenciam que o único objetivo de todos os envolvidos é o de tentar macular a imagem do ex-presidente da República. Na falta de fatos concretos, como a devolução de bilhões de reais, como ocorreu na Petrobras, tenta-se criar um escândalo com despesas corriqueiras. A verdade prevalecerá", finaliza a nota.



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES