PF investiga vazamento de dossiê anti-FHC

A PF informou que não pretende dar mais informações sobre o inquérito hoje

PF investiga vazamento de dossiê anti-FHC | Divulgação
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

O diretor-geral em exerc?cio da Pol?cia Federal, Romero Luciano Lucena de Menezes, determinou nesta segunda-feira a abertura de um inqu?rito para apurar o vazamento do dossi? com informa?es dos gastos sigilosos do ex-presidente Fernando Henrique Cardoso, da ex-primeira-dama Ruth Cardoso e de ex-ministros da gest?o tucana. O inqu?rito ser? presidido pelo delegado da PF S?rgio Barboza Menezes.

A PF informou que n?o pretende dar mais informa?es sobre o inqu?rito hoje. O diretor da PF, Luiz Fernando Corr?a, est? fora de Bras?lia hoje (DF) ele est? em Portugal.

Mais cedo, o ministro Tarso Genro (Justi?a) divulgou nota informando que j? havia encaminhado para a PF a solicita??o da ministra Dilma Rousseff (Casa Civil) para verificar a necessidade de abertura de um inqu?rito para apurar o vazamento do dossi?.

Para justificar a avalia??o da necessidade de investiga??o do vazamento, a ministra informou que h? a possibilidade de crime de viola??o de sigilo funcional. Em nota, Tarso afirma que h? "fundamento" para o pedido da ministra.

Reportagem publicada na edi??o desta segunda-feira da Folha desta segunda-feira (?ntegra dispon?vel para assinantes do UOL e do jornal) informa que Corr? v? elementos que justificam a abertura de um inqu?rito para apurar o vazamento do dossi?.

De acordo com a reportagem, o Pal?cio do Planalto quer que a PF investigue quem vazou os dados e quem invadiu os computadores da Casa Civil, mas n?o deseja apura??o sobre eventual motiva??o pol?tica do governo para elaborar o dossi? a fim de intimidar a oposi??o na CPI dos Cart?es.

Leia abaixo ?ntegra da nota:

"A ministra-chefe da Casa Civil, Dilma Rousseff, solicitou ao ministro da Justi?a, Tarso Genro, que verificasse a pertin?ncia de solicitar abertura de inqu?rito policial ? Pol?cia Federal, tendo em vista a possibilidade de crime de viola??o de sigilo funcional previsto no art. 325 do C?digo Penal Brasileiro, considerando que tal infra??o penal atentaria contra os interesses da Uni?o, art. 144, ? 1?, I, da Constitui??o Federal.

Na manh? de hoje, o ministro da Justi?a comunicou ao diretor-geral da Pol?cia Federal tal solicita??o, analisando que o pedido da ministra-chefe da Casa Civil tem fundamento. Caber? ? autoridade competente do DPF, como titular do Inqu?rito, decidir sobre a abertura do mesmo.

Tarso Genro

Ministro de Estado da Justi?a"



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES